Casa da Mãe Gestante é entregue em Caracol

João Carlos Velasquez

 

 

A Casa da Mãe Gestante de Caracol, região sudoeste de MS, já foi entregue a população caracolense, no dia 31 de julho, às 15hs, pelo prefeito Manoel Santos Viais, acompanhado pela primeira dama Célia Viais,  vereadora Magaly Godoy; Secretárias de Assistência Social, Rosa Izabel Ajala e Cristiane Rospe Godoy; assistente social Maria Braga e Ogair Garcia, para melhor atender as moradoras que necessitam usufruir desse serviço oferecido gratuitamente pela prefeitura, através das parcerias entre as secretarias de Assistência Social e Saúde.

Tendo como responsável Elena Lopes, a primeira dama Célia Viais, destacou a importância do funcionamento da Casa da Mãe Gestante e principalmente do apoio que será dado às mães do município de Caracol tanto ela da zona urbana quanto da zona rural e que contará com profissionais técnicos da área de saúde e todo apoio necessário para as mães em todas as necessidade.

“Toda a estrutura foi montada para que a mãe sinta em casa”, disse a primeira dama de Caracol Célia Viais. “O objetivo é proporcionar às gestantes que moram na região rural, ou em cidades, mais conhecimento e comodidade ao dar à luz. O programa ainda conta com o apoio da Rede Cegonha de proteção à gestante e ao bebê.

O prefeito Manoel Viais, destacou que “o programa garantirá atendimento pré-natal, exames, internação hospitalar à gestante e ao bebê.  O programa irá beneficiar todas as gestantes que buscam atendimento na unidade de saúde do município de Caracol e que cada um dos agentes de saúde convide, insista, persista para que todas as mães do município de Caracol venha a participar deste tão importante programa e que cada uma de vocês, gestantes, tenha sucesso e muita sorte na vida”.

O local recebeu as bênçãos do pároco Altair Rossati Ferreira, o qual destacou que ali é um lugar abençoado e que ali iria funcionar independentemente de religião, mas das pessoas que que são crentes em Deus e que N’Ele acredita.

A prefeitura de Caracol, está oferecendo cursos de capacitação para confecção de roupas para recém-nascido, com a doação de tecidos, costura e bordados para as confecções ali feita, além de doar as primeiras necessidades da mãe gestante, como banheira, cuero, pagão, fralda, entre outra primeiras necessidades.

A Casa vai ser supervisionadas por equipes capacitadas. As mães terão atendimento médico em datas pré-estabelecidas. Dentro do projeto pedagógico, o plantio de árvores, dessa forma, quando a criança estiver com uma ano a árvore também estará com um ano e sucessivamente até que dê sombras e frutos, assim como a criança nascida nesta gestão, de maneira que estarão resgatando valores, cidadania e autoestima.

O projeto Casa da Mãe Gestante foi implantado pela prefeitura, possibilita a simulação do ambiente acolhedor do lar. Além dos cuidados básicos com alimentação e higiene, atenção e estímulos para despertar sua participação criativa, o que favorece a autoestima, a aquisição de valores e o aprendizado da cidadania.

A Casa da Mãe Gestante está situada ao lado da Igreja Católica e foi cedida pela instituição. Estiveram presentes no evento a equipe da saúde composta pela educadora física Fernanda Gutierres Godoy; a Nutricionista Ivana Vilela; A psicóloga Michele Araújo e a enfermeira Nadieli Souza Neto.

As mães beneficiadas inicialmente, já que estão próxima a sua gestação, com o kit de gestante doado pela prefeitura, atarves da secretaria de assistência Social, foram: Gilmara Garcia; Dalila Paiva; Vanda Leite GodoY; Monica Sorrilha Vargas; Monique Sorrilha Vargas e Vivian de Souza Quadro

Com informações e fotos Inácio Aguilera