Carreta da Justiça atende cerca de 600 pessoas em Caracol

Caracol (MS) – Terminou na sexta-feira (28), o atendimento da Carreta da Justiça na comarca de Caracol, distante 376 km de Campo Grande. Durante os cinco dias de serviços para a população, foram mais de 600 pessoas atendidas, o que representa mais de 10% da população, de cerca de 5.900 habitantes.

Mais uma vez, as conversões de união estável em casamento foram o serviço mais procurado, contudo um pedido de DNA de duas crianças gêmeas também chamou a atenção.
Um homem procurou a unidade móvel do Poder Judiciário, que estava estacionado em frente da prefeitura de Caracol, para fazer o DNA de uma da criança. Como a criança tem um irmão gêmeo, não idêntico, foi solicitado mais um exame e realizado com sucesso. Os nomes das crianças e do pai não serão revelados para preservar a identidade.
Durante o atendimento da Carreta da Justiça em Caracol, muitas conversões de uniões estáveis em casamento foram realizadas. Entre eles estavam Pedro Henrique e Laura Letícia, que se casaram a caráter: ele de terno e ela de branco. O casal Prudêncio Montiel e Eliane de Oliveira casaram-se depois do noivo ter formalizado seu divórcio com outra pessoa, no dia anterior. O prefeito de Caracol, Manoel dos Santos Viais, parabenizou o casal e tirou uma fotografia com os noivos.
A iniciativa faz parte do Programa Judiciário em Movimento, que tem como objetivo levar a justiça para mais próximo da população. A equipe, coordenada pelo juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, responsável pela Vara da Justiça Itinerante do Estado de MS, trabalhou intensamente de segunda a sexta-feira, até a finalização dos trabalhos.
Nos cinco dias de trabalho na comarca foram convertidas 26 uniões estáveis em casamentos, três exames de DNA, oito divórcios, cinco pedidos de alimentos, guada ou visita, além de outros serviços jurídicos, prestados de forma rápida e gratuita.
Próximas cidades – A administração do Tribunal de Justiça, sob a gestão do Des. Divoncir Schreiner Maran, já definiu as próximas comarcas a serem atendidas pela Carreta da Justiça, depois de Caracol.
A Carreta da Justiça segue agora rumo a região de fronteira com o Paraguai. De 15 a 19 de maio, a comarca de Coronel Sapucaia recebe a carreta. Em seguida, a cidade vizinha de Paranhos recebe a unidade móvel de serviços jurídicos, de 22 a 26 de maio. Depois será a vez de Tacuru de 29 de maio a 2 de junho.
Agradecimento – O juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, responsável pela Vara da Justiça Itinerante do Estado de MS, e toda a equipe da Carreta da Justiça, receberam da Câmara Municipal de Caracol uma Moção de Agradecimento, pela brilhante e importante prestação de serviço da justiça a toda a população da cidade de Caracol e regiões próximas haja vista que, diversos atendimentos de diferentes casos foram realizados, resolvendo e solucionando diversas pendências judiciais da população caracolense.
A homenagem foi proposta pelo vereador Paulo Sérgio Pucheta e aprovada por todos o edis do município de Caracol.
ASSESSORIA