Caracol pede respeito das autoridades eleitorais

A população caracolense, desde o mais simples até mesmo os empresários, pecuaristas, agricultores, chacareiros, vereadores e líderes comunitários deverão estar protocolando junto a Justiça Eleitoral pela permanência de Manoel Viais e Horácio Godoy Junior, frente ao poder Executivo da cidade.

 

Já são quase duas mil assinaturas onde a comunidade declara que seu voto não foi “vendido” e que a sua votação e escolha foi de livre e espontânea vontade. Os assinantes do abaixo assinado são todos eleitores de Caracol, que possui atualmente 4.681 eleitores e nas eleições de 2012 compareceram as urnas 4.244.

 

Nas eleições o candidato vitorioso foi Manoel Viais obtendo 2.405, ou seja, 58,83% dos votos apurados contra 1.683 (41,17%) de Bento Afonso Oliveira de Souza, uma diferença de 722 votos.

 

Caracol a cidade mais pobre do estado

 

No último dia 29 de abril o TRE-MS, alegando que no município de Caracol, os mandatos de Manoel Viais e Horácio Junior foram cassados sob o fundamento de que estes teriam cometido abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágios, por meio da distribuição indiscriminada de camisetas durante uma carreata realizada na cidade.

 

Na decisão, também de relatoria do Juiz Luiz Cláudio Bonassini da Silva, o TRE considerou que “No vídeo trazido pelo autor, de razoável extensão, vê-se um expressivo número de cidadãos vestindo quatro modelos de camisetas em vermelho” e que “todas as camisetas trazidas aos autos foram confeccionadas pela mesma empresa de Campo Grande”.

 

O Tribunal afastou, ainda, a possibilidade de comercialização das camisetas, avaliando que tal situação seria “absolutamente incondizente com a realidade do povo brasileiro”, em especial ao da grande maioria dos cidadãos de Caracol, cujos indicadores econômicos apontam o percentual de 40,77% de pessoas que contam com renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo, anotando que “quem mal dispõe de recursos para o próprio sustento não adquire camiseta de partido político”.

 

Sobre a anuência dos candidatos acerca da distribuição, pontuaram os juízes que “considerado o número de eleitores do município (4.644) e a dimensão da campanha, impossível o desconhecimento da entrega das camisetas, e nenhuma medida foi adotada para impedir a distribuição, o que denota o consentimento, ainda que de forma omissiva, visando apenas o proveito eleitoral”.

 

Finalmente, concluiu o voto que os atos praticados apresentaram ”potencialidade para atingir o equilíbrio entre os concorrentes ao pleito local, sobretudo quando observada a dimensão da irregularidade e o pequeno eleitorado do município”.

 

Outra realidade

 

Do outro lado é necessário que um novo senso seja feito na cidade e que é absurdo essa comparação de pobreza existente na cidade, hoje qualquer pessoa tenho um pouco de noção de MISERABILIDADE, como estão nas estatísticas, vê nitidamente que a realidade é outra e para muito melhor.

 

A população caracolense se sente revoltada e ao mesmo tempo humilhada com a comparação que ali se vive em estado de MISERABILIDADE ou de POBREZA EXTREMA, o que pesou nos autos da condenação de Manoel Viais e Horacinho Godoy.

 

A população de Caracol, neste momento difícil, já que o prefeito Manoel Viais e Horácio Junior em apenas quatro meses realizou mais obras do que a administração que permaneceu em 08 anos, pede e conclama que querem justiça e que essa justiça venha a Caracol e veja como realmente é a vida dos cidadãos, que em sua simplicidade tem o dom de bem receber qualquer pessoa que por ali passa.

 

Na cidade não existe nenhum mendigo andando nas ruas ou pedindo esmolas, mas que a cidade é bonita, linda e gostosa de viver.

Conclamam que QUEREM RESPEITO, DESSA FORMA PARA QUE AS AUTORIDADES POSSA A TER TAMBEM O RESPEITO QUE MERECE e que não é por um par de chinelos usado ou uma camiseta que eles irão se vender.

 

“Tratem-nos como gentes dignas e não como indigentes como nos estão tratando e essa ferida não poderá ser cicatriza ou curada com um simples afago, queremos respeito e dignidade e com isso a permanecia de Manoel Viais e Horácio Junior, depois as desculpas dessas pessoas que não nos conhecem e que venham aqui e mostraremos como vivemos, ai sim poderemos dar o nosso perdão”,  foram unanimes em afirmar, as pessoas que assinaram o abaixo assinado.