Caracol decretou estado de calamidade e aguarda ajuda federal

Depois de registrar mais de 400 mm de chuvas, quedas de pontes e muitos estragos em estradas vicinais e ruas da cidade. O prefeito Manoel Viais decretou estado de emergência no município de Caracol, na semana passada.

Manoel Viais disse que “com recursos próprios é impossível o município dar conta das demandas geradas pelos estragos causados pelas chuvas excessivas e que obrigou a administração a decretar estado de calamidade publica. Estamos correndo contra o tempo por que temos alunos fora das salas de aula. As estradas estão intransitáveis e não temos estrada que liga Caracol com Porto Murtinho, já que a cabeceira da ponte do Rio Perdido caiu”, alertou o prefeito.

As aulas no município deverão começar nesta quarta feira(17), se tudo transcorrer dentro da normalidade.

BANCADA FEDERAL PEDIRÁ SOCORRO

A bancada federal de Mato Grosso do Sul vai levar o pedido de “socorro” aos municípios afetados por temporais e enchentes à Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, amanhã, quarta-feira (17), em Brasília. Entre os municípios afetados estão Caracol e mais 11 municípios, que sofreram prejuízos de grande monta, com as constantes chuvas das últimas semanas, entre eles Bela Vista, Bonito, Nioaque e Porto Murtinho, da região Sudoeste.

Com a reunião no Ministério da Integração Nacional, o objetivo da bancada é fazer com que o governo federal libere recursos para atender as cidades em situação de emergência. “É um momento delicado da população atingida pelo problema, que esperamos ser resolvido o mais rápido possível”, disse o senador Waldemir Moka, coordenador da bancada, que articulou o encontro.

Devem estar presentes no encontro os três senadores e os oito deputados federais do Estado, além do presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo e prefeitos dos municípios afetados.

Com Informações Caracol Online e Assessoria Senado Moka