Caracol completa 49 anos e recebe ação do Grupo Onça Pintada

No dia em que Caracol completou 49 anos de emancipação político administrativa, as mulheres do município tiveram a oportunidade de realizar gratuitamente exames preventivos de câncer de mama oferecidos pela ONG (Organização Não Governamental) Grupo Onça Pintada.

A ação aconteceu no Posto de Saúde localizado na rodovia 267, paralelamente aos eventos de comemoração ao aniversário da cidade, e foi viabilizada pelo deputado Paulo Corrêa, que compareceu ao município para acompanhar os trabalhos do Grupo Onça Pintada e participar do Desfile Cívico.

Mesmo com o tempo chuvoso, mais de 105 mulheres compareceram no local para cuidar da saúde. Todas foram atendidas por uma médica que faz parte da equipe do Grupo Onça Pintada, passaram pelo exame de rastreamento das mamas e receberam orientações sobre autoexame e importância da prevenção.

Do total de mulheres atendidas, 47 foram encaminhadas para fazer ultrassonografia mamária e 24 para realizar mamografia. Os dois procedimentos também são oferecidos gratuitamente pela entidade.

Fundada há 13 anos o Grupo Onça Pintada recebe o apoio do deputado Paulo Corrêa e desenvolve projetos voltados para a prevenção e combate ao câncer de mama em Mato Grosso do Sul. Para realizar o atendimento no interior do Estado o Grupo Onça Pintada utiliza sua unidade móvel equipada com aparelhos e macas e todos os outros atendimentos são realizados na sede da entidade, em Campo Grande.

Desfile Cívico

Em visita à Caracol, o deputado Paulo Corrêa abriu os trabalhos do Grupo Onça Pintada e participou do desfile cívico em comemoração ao aniversário da Cidade. O evento reuniu autoridades locais, além de prefeitos de outros municípios e a população local.

Município considerado novo, Caracol foi fundada em 1º de maio de 1884, possui quase 6 mil habitantes e fica distante 394 km de Campo Grande. A economia é baseada na agropecuária e a cidade é cercada de grandes fazendas.