Capital terá sensação térmica de 40 graus

A onda de calor sem previsão de chuvas e com temperaturas acima de 30ºC castiga os campo-grandenses e não deve diminuir nos próximos 15 dias. Com a umidade relativa do ar, em 55%, o índice de calor (sensação térmica) continua alto e permanecerá em torno de 40ºC, durante toda a semana.

Ontem, os termômetros chegaram aos 32,3ºC, por volta das 15h. A situação muda a rotina da população que faz de tudo para se proteger do sol utilizando “sombrinhas”, ingerindo muita água ou até mesmo procurando uma sombra para descansar.

Jully Paganoti Villanova, de 16 anos, é uma das que sentem o tempo “abafado”. Para suportar a situação, ela resolveu levar a filha Maria Julia, de um ano e oito meses, para brincar fora de casa. As duas moram no Jardim Colúmbia, na saída para Cuiabá, mas o local escolhido foi a Praça Ari Coelho, no centro.

Depois de brincar no parquinho, durante parte da tarde, mãe e filha foram descansar na sombra de uma das árvores, no gramado da praça. “Esse calor está demais, não dá para ficar dentro de casa”, disse a mãe.

Segundo a meteorologista do Cemtec-MS/Agraer, Cátia Braga, nesta terça-feira o calor continu na Capital. Também não há previsão de chuva até o fim da próxima semana.

No interior, a situação não é diferente. Conforme Cátia, em alguns municípios como Corumbá, na região do Pantanal, a temperatura deve variar entre 35ºC e 37ºC graus, nos próximos dias. A sensação será de 51ºC.

Para quem sair de casa, a orientação é para que tome cuidado à exposição contínua ao sol. Com o índice de radiação ultravioleta extremamente alto em todo o Estado, a orientação é para evitar os raios solares. Principalmente, no período entre às 10h e 15h.
“Se houver necessidade de se expôr ao sol deve haver muita proteção com chapéu, camisa comprida e protetor solar”, lembra Cátia Braga.