Campo-grandense vai ao Sul-Americano de fisiculturismo

A personal trainner Fernanda Figueiredo, formada em Educação Física e e especialista em fisiologista do exercício, vai representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Sul-Americano de Fisiculturismo, que acontece dia 5 de agosto em São Paulo. Ela é bicampeã sul-mato-grossense (2012 e 2013), vice-campeã brasileira de 2012, terceira colocada este ano e sétima colocada no Campeonato Mundial, realizado na Itália, no ano passado.

Natural de Campo Grande, onde mora, com 35 anos de idade, Fernanda concorre na categoria Toned Figure, em que não se realça tanto a musculatura, apresentando-se com um corpo mais feminino, em que se destacam a beleza da pele e cabelos, em campeonato organizado pela Federação Brasileira de Musculação (NABBA – National Amateur Body-Builders´Association).

Para suas apresentações, Fernanda treina diariamente, onde estiver, pegando pesado nos aparelhos de musculação, mas adotando cuidados para não deixar de ser feminina e sua categoria se destaca nos campeonatos porque apresenta ao público não a imagem mais conhecida no fisiculturismo, de uma mulher com músculos masculinos.

Para conseguir uma forma adequada e concorrer em sua categoria, Fernanda é acompanhada pelo nutricionista Andrés Marcel, de Campo Grande, que orienta toda sua alimentação e tem como treinador o reconhecido coach Norton Murayama, de São Paulo, que decidem o que ela pode fazer em termos de exercícios específicos e dos alimentos que pode manter o corpo em condições de competir.

Fernanda começou no fisiculturismo em Campo Grande, em 2007, em um campeonato local, onde obteve o segundo lugar, que repetiu no ano seguinte. Em 2012, com a implantação da NABBA na Capital, a competição ficou mais específica, com regras que adequaram o padrão das participantes, quando ela passou a disputar a categoria Toned Figure e se sagrou campeã, repetindo o feito este ano.

Com a federação atuando no Estado, segundo Fernanda, o padrão físico ficou mais detalhado, o que a levou ao estudo da forma para o caminho que deveria seguir no fisiculturismo. “Estou treinando bastante para tentar uma boa colocação no Sul-Americano e tentar uma classificação para o Mundial Universe, que será realizado em outubro na Inglaterra”, explica.

A atleta tem mais duas semanas para encontrar o equilíbrio em treinamentos em São Paulo e atingir suas metas. “Tenho que ficar mais concentrada e meu coach (treinador) vai me orientar para obter uma forma física padrão para o campeonato”, afirmou Fernanda.

Além de participar dos concursos, Fernanda exerce em Campo Grande, as funções de fisiologista do exercício, com trabalhos voltados para o fortalecimento postural, treinamento funcional, programa de combate a lesões, saúde para a terceira idade e treinamento personalizado.

Os atletas e candidatos a atletas que treinam na mesma academia que Fernanda, a Body Trainning, em Campo Grande, se despediram dela na última semana desejando sucesso no Sul-Americano.

Fernanda Figueiredo, durante treino na academia, preparando-se para o Sul-Americano em São Paulo