Campo-grandense conquista medalha de bronze no Mundial de Paratletismo em Dubai

Atleta ficou em terceiro lugar no salto a distância

Mostrando que a superação vem em primeiro lugar, a paratleta campo-grandense Gabriela Mendonça Ferreira, de 21 anos, conquistou a medalha de bronze para o Brasil no Campeonato Mundial de Paratletismo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A atleta garantiu o terceiro lugar no salto em distância na última sexta-feira, na classe oftalmológica T12, para desportistas com baixa visão, mesmo após sofrer uma lesão no pé. Na competição, a argelina Lynda Hamri encerrou a disputa na segunda posição e Oksana Zobkovska, da Ucrânia, faturou o ouro. As informações são do Portal do MS.

Ao todo, a delegação brasileira fechou o dia com quatro medalhas sendo dois ouros, uma prata e um bronze, com seis no quadro geral. A competição que começou na última quinta-feira e encerra nesta sexta-feira (15).

Na prova, Gabriela Ferreira atingiu 5,54 metros, logo no primeiro salto, a melhor marca até hoje. Para obter a terceira colocação, a sul-mato-grossense teve de ser persistente, depois de sofrer lesão no pé direito, durante a quarta tentativa. A medalha bronzeada veio no sexto e último salto “Tentei focar no meu melhor, não deixar isso [lesão] me abalar, pensei em todos os treinos e na minha trajetória para chegar até aqui, o quanto foi difícil e isso me manteve focada, pensando em dar o meu melhor para conquistar esta medalha”, afirma.

Gabriela foi a última brasileira a garantir medalha no segundo dia do Mundial. “Eu esperava uma medalha hoje, mas não sabia que seria desse jeito, na superação. O tamanho da minha felicidade é gigantesco, nota mil”. No Mundial, a atleta sul-mato-grossense terá pela frente a prova dos 100 metros.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, esta é a prova de que o esporte tem poder transformador social, o que motiva ainda mais a investir no desporto e paradesporto. “Acompanhamos diariamente, nos nossos programas, relatos de crianças e adolescentes que deixam as ruas, as drogas, e passam a ter uma vida mais disciplinada, de respeito aos colegas e familiares. Quando existem casos como esse da Gabriela, nos emociona muito, porque esse é o ápice da capacidade do esporte, proporcionar aos nossos jovens vivências como esta”, disse.

A ATLETA

Gabriela Ferreira, de 21 anos, conheceu o paratletismo e teve formação de base em Campo Grande, por meio do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo, da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), na Escola Estadual Manoel Bonifácio Nunes da Cunha. A modalidade na instituição de ensino do bairro Tarumã tem orientação técnica do professor Daniel Sena, que também treinou Gabriela na Associação Seninha de Atletismo (Asa).

Além do programa escolar, a Fundesporte sempre apoiou a sul-mato-grossense em participações em competições nacionais e internacionais. Hoje, a paratleta defende o Instituto Elisangela Maria Adriano (Iema), de São Caetano do Sul-SP, mas carrega consigo gratidão ao Estado revelador.
Gabriela Ferreira integrou a delegação verde e amarela nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, realizados de 23 de agosto a 1º de setembro deste ano. Na competição intercontinental, a atleta colocou o nome de Mato Grosso do Sul em evidência, ao conquistar o ouro no salto em distância e bronze nos 100 metros.

jornalestadodopantanal