Campo Grande tem 114 casos notificados de Dengue somente neste ano

Um dia depois da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MS), divulgar o Boletim Epidemiológico da Dengue, em que Campo Grande aparece com zero casos notificados, a Prefeitura do município aponta que em apenas 11 dias já são 114 casos na Capital sul-mato-grossense.

Conforme o boletim da SES/MS, em todo o estado, eram apenas 62 casos prováveis de dengue, notificados por 16 municípios. E apenas três casos confirmados da doença, sendo dois em Dourados e um em Sete Quedas.

Já a Sesau aponta que são 114 casos de dengue notificados em Campo Grande. Não há nenhum óbito notificado e nenhum caso de zika ou chikungunya.

Veja os dados do boletim da Sesau/CG e da SES/MS:

Cabe ressaltar, que apesar de nenhum óbito ter sido registrado até o momento, duas mortes em decorrência da doença, ainda estão sob investigação desde o ano passado. Considerado o ano mais letal, 42 pessoas perderam a vida devido à dengue, em 2023.

Quanto a faixa etária mais atingida pela doença, um terço dos casos prováveis foram registrados em pessoas jovens, com idade de 20 a 29 anos, correspondendo a 30,77% dos casos.

Vacinação pioneira em Dourados

A vacinação em massa contra a dengue começou na semana passada em Dourados, a primeira cidade do Brasil a realizar essa ação, em parceria com o laboratório japonês Takeda. O objetivo é imunizar cerca de 150 mil pessoas e uma das categorias relevantes neste processo é a Enfermagem.

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem (Coren), 175 profissionais, entre técnicos, auxiliares e enfermeiros participam do trabalho nas 34 Unidades Básicas de Saúde e na Sala de Vacinação do PAM. Mais de 2,4 mil pessoas já se vacinaram contra a dengue no município que tem como meta imunizar 150 mil pessoas neste ano.

Nossa equipe de reportagem questionou a Sesau sobre a possibilidade da vacinação também ser feita em Campo Grande, capital do estado. Mas, até o fechamento desta matéria não tivemos um retorno.

Fonte: Correio do Estado

COMUNICAR ERRO