Campo Grande indica eleição em dois turnos para o governo de MS, aponta DATAmax

A quatro meses das eleições, mais da metade dos eleitores em Campo Grande não sabe em quem vai votar. Além disso, hoje os campo-grandenses mandariam a disputa do governo do Estado para o segundo turno. É o que aponta o primeiro levantamento de intenção de votos contratado e divulgado pelo Midiamax.

A pesquisa foi realizada pelo DATAmax e ouviu 800 eleitores em Campo Grande no período entre 14 e 19 de maio, com registro na Justiça Eleitoral (00013/2014 – TRE-MS). A margem de erro ficou em 3,5 pontos percentuais.

O rigor e transparência na metodologia aplicados determinaram a notoriedade do instituto, criado em 2012.  O índice de acerto de 100% nos levantamentos que realizou nas eleições municipais marcaram a disputa daquele ano.

DATAmax realizou pesquisas em Campo Grande e nas principais cidades do interior de MS, com acerto em todas as projeções. Foi o único que não teve nenhum levantamento impugnado pelo Tribunal Regional Eleitoral e também, o único a antecipar com precisão a vitória de Alcides Bernal na Capital.

Agora, com a credibilidade e confiança conquistadas da opinião pública, o Instituto DATAmaxvolta às ruas para acompanhar as intenções de voto dos sul-mato-grossenses na escolha dos futuros governador, senador, deputados estaduais e deputados federais.

Espontânea com Delcídio na frente



Na pesquisa espontânea para governador, o senador Delcídio do Amaral (PT) é o mais citado, com 15,30% das intenções de voto dos campo-grandenses. Em segundo, o ex-prefeito da Capital, Nelsinho Trad (PMDB), aparece com 13,5%.

Na terceira posição, o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) tem 7,2% dos entrevistados. Na sequência, são citados ainda: André Puccinelli (PMDB), com 2,1%, Zeca do PT, com 0,3%, Alcides Bernal (PP), Maurício Picarelli (PMDB), Rose Modesto (PSDB) e Simone Tebet (PMDB), todos com 0,1%.

O dado mais relevante, no entanto, é que, a quatro meses das eleições, mais da metade dos eleitores em Campo Grande (57,5%) ainda não sabe em quem vai votar.

Na estimulada, Nelsinho lidera





No cenário ensaiado com pergunta estimulada, foram oferecidos ao eleitor de Campo Grande quatro nomes como candidatos ao governo. Neste caso, o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) lidera a disputa, com 34,1% das intenções de voto.

Em segundo, aparece o senador Delcídio Amaral (PT), com 27,3%, seguido pelo deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB), com 22,8%. A advogada e professora Tatiana Ujacow  (PSB-Rede), registra 5,1%.

Na estimulada, os entrevistados que disseram não saber ou estarem indecisos somam 6,6%, enquanto 4,1% declararam que não votam em nenhum dos candidatos apresentados ou anulam o voto.

Metodologia

A pesquisa foi realizada com moradores de Campo Grande, maiores de 16 anos e eleitores no Município.  Foram utilizadas entrevistas pessoais e domiciliares, com aplicação de questionário estruturado devidamente registrado na Justiça Eleitoral. Para realizar a amostragem utilizou-se sorteio em três fases.

Na primeira fase, foi feito o sorteio aleatório dos setores censitários. Na segunda fase, foram sorteados os domicílios a serem entrevistados dentro dos setores. Na terceira e última fase, foram preenchidas as cotas de sexo e faixa etária determinadas pelos dados do TSE de dezembro de 2013.

Plano Amostral

O plano amostral é composto pelas cotas de sexo e faixa etária proporcionais ao universo de eleitores consolidado pelo TSE em dezembro de 2013 e pela distribuição geográfica da amostra, representada pelos setores censitários sorteados para a amostra.

Para uma amostra de 800 entrevistas, estima-se margem de erro total de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando-se um nível de confiança de 95%.