Campanha de vacinação antirrábica atinge mais de 100% da meta em felinos em Guia Lopes da Laguna

Divulgação

Mesmo durante a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Guia Lopes da Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a campanha de vacinação antirrábica, que alcançou mais de 100% da meta em felinos. Já o numero de cães vacinados atingiu 67.49 %%.

A campanha de vacinação antirrábica em Guia Lopes iniciou na segunda semana de agosto, e o dia (D) foi dia 12 de setembro, período em que foi trabalhada toda área rural do município, imunizando, por meio do setor de zoonoses, 1814 animais, entre cães e gatos, foram 1268 cães e 546 gatos.

Segundo Marcelo Gonçalves, “Nós nos comprometemos a realizar a imunização no maior número de animais possível e a realizar a vacinação em tempo hábil”, explicou.

A vacinação contra a raiva imuniza o animal por um ano, sendo necessária renovação da vacina a cada 12 meses.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, transmitida do animal para o homem, em sua maioria por meio de mordida, levando à morte. Cães e gatos são os maiores transmissores.

Os principais sintomas são agressividade, excesso de salivação, falta de apetite, falta de coordenação motora e isolamento.

Em casos de suspeita da doença, a Secretaria de Saúde recomenda que o animal fique em observação por um período de dez dias, recebendo água e comida, evitando que o mesmo fuja ou ataque outros animais.

Após esse período e constatação de que sofre da doença infecciosa, é necessário que o dono comunique ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), para posteriores providências junto ao órgão responsável, o Setor de Zoonoses.

AD