Camisa 10 e até lateral na base, Matheus conta surpresa na Seleção: “Achei que era a sub-23”

Convocações no mesmo dia confundem volante do Grêmio, que repassa trajetória de improviso e até dispensa antes de ser chamado por Tite: “Tenho que aproveitar e desfrutar”
Caçula da seleção brasileira ao lado de Renan Lodi – os dois com 21 anos -, Matheus Henrique abriu o sorriso e contou curiosidade sobre a convocação. Ele recebeu a notícia de Maicon no meio do treino do Grêmio e achou que era brincadeira.

– Ele é cheio de palhaçada (risos). Mas depois o Renato (técnico) me falou e eu vi que era verdade – contou ele, revelando, com sinceridade, que achava que estava era na lista de Jardine, não a de Tite.

+ Renan Lodi chega a Singapura e lembra conversa com a noiva: “Um dia vou jogar com Neymar”

– A convocação foi no mesmo dia da olímpica, então achei que era para a sub-23. Agora tenho que aproveitar e desfrutar.

Um dos oito convocados que atua no futebol brasileiro, Matheus, que também é chamado de Matheusinho, é nascido em São Paulo e foi revelado pelo São Caetano. Ele foi para o Grêmio ainda com idade de juvenil, mas foi dispensado. Depois de se destacar na Copa São Paulo de Juniores – curiosamente num meio de campo ao lado de Nonato, hoje do Internacional -, ele foi contratado novamente para o Grêmio.

+ Leia mais: Coutinho, Neymar, Jesus e Firmino devem jogar juntos depois de um ano

Matheus Henrique espera seguir trajetória de Everton na Seleção: “Viajamos 25h juntos para cá. Viemos conversando bastante. O Renato também conversou muito comigo. Disse que confia em mim” — Foto: Lucas Uebel/GrêmioMatheus Henrique espera seguir trajetória de Everton na Seleção: “Viajamos 25h juntos para cá. Viemos conversando bastante. O Renato também conversou muito comigo. Disse que confia em mim” — Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Matheus Henrique espera seguir trajetória de Everton na Seleção: “Viajamos 25h juntos para cá. Viemos conversando bastante. O Renato também conversou muito comigo. Disse que confia em mim” — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Na base, ele chegou a atuar improvisado como lateral-direito, mas era mesmo meia-atacante. Matheus recuou ainda no início da retomada pelo Grêmio. Manteve no estilo de jogo a disposição ofensiva e a técnica para chegar no ataque.

– Sempre joguei mais avançado antes do profissional. Jogava de 10, de 8. Ali, na primeira passagem pelo Grêmio, joguei de lateral até, mas no improviso, não fui a fundo na posição. No retorno em 2017, virei volante de vez. Acho que a gente tem sempre que se atualizar, melhorar na função. Até porque a posição de meio de campo é bem intensa. Acho que eu preciso aprimorar ali a marcação, o fechamento de espaços. Sou novo, então ainda posso aprender bastante – destacou.

Terceiro volante revelado pelo Grêmio convocado

Ao lado de Maicon no meio de campo de Renato Gaúcho, Matheus Henrique contou a “resenha” de vestiário com o companheiro de equipe. O jogador de 34 anos atuou ao lado de Walace, convocado para a seleção olímpica, para a principal e vendido ao futebol alemão, e de Arthur, vendido ao Barcelona e hoje companheiro de seleção de Matheusinho.

– Maicon sempre fala: “Estou vendendo todos vocês e estou ficando aqui. Quem conhece ele sabe que é um cara que não tenho nem palavra para falar. Não à toa que é nosso líder, nosso capitão. A gente que é da posição dele, ele está sempre dando toque, passando a experiência. E o que ele falou que ia acontecer, acontece – disse Matheus.

globoesporte