Câmara renova 58%, mas veteranos continuarão mandando na Casa em 2017

Mesmo com minoria, veteranos ficarão com cargos mais importantes

A Câmara de Campo Grande renovou 58% dos atuais vereadores, trocando 17 dos 29. Porém, mesmo em minoria, frente aos novatos, vereadores veteranos continuarão mandando na Casa em 2017.

Os vereadores João Rocha (PSDB) e Carlão (PSB) vão continuar na presidência e primeira-secretaria da Casa nos dois primeiros anos. João Rocha, que já tinha sete votos, de vereadores do PSDB, agora conseguiu apoio dos aliados do prefeito eleito, Marquinhos Trad (PSD), totalizando os votos necessários para garanti-lo por mais dois anos.

De quebra, Rocha ainda conseguiu apoio para Carlão. Especulava-se que o grupo de Marquinhos solicitasse pelo menos a primeira-secretaria, cargo mais importante, mas não foi o que aconteceu. Com apenas dois vereadores na Casa, o PSB ficará com o segundo cargo mais importante.

Os novatos desta legislatura não repetem o sucesso da passada, quando emplacaram a primeira-secretaria, com Delei Pinheiro (PSD). A chapa de João Rocha ainda não definiu o vice-presidente, cargo que também não deve ficar para o grupo de Marquinhos.

Segundo Chiquinho, não há exigência de vice-presidência para o grupo, que ao fazer a composição sinaliza que Marquinhos quer paz com vereadores. “Com esta decisão, de não bater chapa, o prefeito acena que quer paz entre a Câmara e o Poder Executivo”, avaliou.

http://www.capitalnews.com.br/