Câmara de Caracol retorna as atividades e inicia o ano Legislativo de 2020

Em sessão solene na noite da última terça-feira (04), o Presidente da Câmara Oséias Ferreira Forte (Preguinho), declarou aberto os trabalhos do Legislativo, com a presença dos vereadores e, também, do Chefe do Poder Executivo Manoel Viais.

Na oportunidade, o Prefeito Municipal destacou os trabalhos realizados pela sua gestão, bem como os projetos que estão por vim no seu último ano de mandato, dentre eles a Construção do Frigorífico Municipal de Caracol.

Cada vereador usou a palavra, ocasião em que os mesmos destacaram a parceria do Legislativo com o Poder Executivo, além de relatarem o trabalho realizado por cada um nesses três anos de mandato. Cada vereador deixou claro que sempre estarão na Casa de Leis para lutarem pela população Caracolense.

O Presidente da Câmara Preguinho, foi o último vereador a usar a palavra e, demonstrou firmeza em seu discurso, resumindo a cobrança que cada vereador fez no uso das palavras e deixando claro que sua Gestão à frente da Câmara é de parceria com a Prefeitura, todavia como órgão fiscalizador, o mesmo desde o começo de sua atuação na política, trata as questões do Município de forma correta e integra.

Preguinho, ressaltou que durante o recesso parlamentar, ocorreram três sessões extraordinárias, exaltando a Lei Municipal discutida e aprovada pela Casa de Leis em relação ao aumento salarial do Educadores do Munícipio em 12,84%, conforme determina a Lei Federal de 2008 e, atualizado pelo MEC a cada ano, chegando a essa porcentagem no ano de 2020.

O Presidente da Câmara Preguinho, foi o último vereador a usar a palavra

O Presidente da Câmara Municipal, aproveitou a presença do prefeito Manoel Viais, para solicitar que o mesmo estude com carinho o aumento que será concedido aos Funcionários Públicos Municipais, pois cada um precisa ser valorizado da forma adequada, tendo em vista que são esses que estão realizando o trabalho junto a população.

Ainda, ressaltou que no Legislativo Municipal já foi realizado um estudo técnico do orçamento, motivo pelo qual anunciou o aumento no salário dos funcionários efetivos e comissionados da Casa de Leis em 10% no ano de 2020.

O Presidente do Legislativo, também, esclareceu a importância do projeto da Construção do Frigorífico Municipal de Caracol, que vai ajudar os produtores rurais da região na venda direta de seus animais. Além disso, reafirmou a importância do Laticínio Municipal que no momento não está em funcionamento, todavia acredita na grande possibilidade de chegar um parceiro para que possa tocar aquele empreendimento parado, o qual, também, é de suma importância para o Município.

Além de ressaltar todo esse trabalho, Preguinho utilizou da palavra como fiscalizador do Poder Executivo, cobrando o imediato conserto das pontes da zona rural, que além de ajudar no escoamento dos produtos do campo, também são de suma importância para a Educação das crianças e jovens que moram nos sítios, fazendas e assentamentos. Cobrança essa, a qual segundo o prefeito municipal, já está sendo realizado os processos de licitações para que seja realizada as devidas correções nas pontes que ligam o campo a zona urbana.

Preguinho ressaltou que o Munícipio deve tomar atitudes drásticas contra a empresa que realizou a última obra de pavimentação asfáltica, haja vista que o mesmo em vários pontos encontra-se deteriorado, ocasião que o vereador Júlio Cesar pediu a parte e, afirmou que o engenheiro municipal notificou a empresa responsável pelos serviços.

Pensando no futuro, o vereador Preguinho ressaltou a importância da Rota Bioceânica para o Munícipio, pois a região sudoeste do Estado deixará de ser o fim do Brasil, para ser a porta de entrada das importações e saída das exportações.

Por último, agradeceu a presença de todos os presentes, dos funcionários da Câmara Municipal de Vereadores, da imprensa e da importância da presença do Prefeito Municipal, oportunidade em que deixou claro que a Casa de Leis sempre vai cobrar da Gestão Municipal ações para a População, no entanto, nunca deixará de discutir e aprovar uma lei que irá melhorar a vida dos Caracolenses.

Por – William Escobar