Buraco das Araras retoma suas atividades após período de reforma

O Buraco das Araras, atrativo turístico localizado em Jardim (MS), retomou suas atividades no dia 22 de junho. O passeio atrai turistas do Brasil e de várias partes do mundo o ano inteiro para contemplar a beleza ímpar do lugar.
 
Carla Layane
O local encontrava-se com as atividades suspensas desde o dia 1º de maio para a realização de melhorias no local.
 
Fernanda Trevizan, responsável pelo marketing RPPN Buraco das Araras Ecoturismo, revelou que foram feitas mudanças estruturais no atrativo.
 
Os antigos mirantes eram decks de um piso apenas, feitos de madeira. Como eram estruturas mais antigas, de quando recebíamos poucos visitantes, com o passar do tempo tornaram-se pequenas para atender a demanda que passou a crescer. E também para podermos dar mais conforto e segurança aos visitantes das duas modalidades de passeio que trabalhamos: trilha contemplativa e a observação e fotografia de aves. Também fizemos modificações nos telhados da estruturas da recepção, anteriormente eram cobertos por sapê (ou capim de brejo), mas foram trocados por uma telha ecológica, feita através do aproveitamento de material de demolição (pó de brita, tijolos moídos…)”, disse.
 
Confira a entrevista sobre as melhorias realizadas no passeio:
 
Bonito Notícias: Qual o objetivo das mudanças?
 
Fernanda:  As mudanças nos mirantes foram feitas para atender ao nosso público. Ao longo dos últimos anos, percebemos que a demanda nas duas modalidades de passeio cresceu significativamente e as estruturas de mirantes que trabalhavam atendiam as necessidades, mas, aos poucos, iriam se tornar obsoletas e deixariam de oferecer aos visitantes o conforto e qualidade que sempre objetivamos. Agora com plataformas de dois andares, podemos atender as duas modalidades de passeio de forma confortável e com qualidade, sem prejuízo de nenhuma delas (antes, quando havia visitantes regulares e observadores simultaneamente no passeio, eles tinham que dividir o espaço dos mirantes. Em alguns casos, um cedia lugar ao outro).
Com relação as mudanças feitas nas estruturas da recepção, o teto de sapê é muito bonito, mas exige muita manutenção e para isso tínhamos que encontrar a matéria-prima na natureza, o que tornou-se difícil com o passar dos anos. Para evitar qualquer dano a natureza (mesmo que mínimo com a retirada do sapê da natureza) e também por questões de segurança, para evitar qualquer chance de acidentes como incêndios, por exemplo.

 
BN: Como está a visitação após a reabertura do atrativo? 
Fernanda: Durante essa primeira semana de retorno as visitações, recebemos muitos visitantes que estavam na cidade e alguns prolongaram ou alteraram seus roteiros para poderem visitar o passeio, após a sua reabertura. Recebemos visitantes nas duas modalidades de passeio, e os observadores de aves foram os que mais gostaram, pois agora eles possuem um espaço só deles.
 
BN: O que os visitantes comentam sobre as melhorias?
Fernanda: Em maioria, os visitantes gostaram muito das novas estruturas, inclusive alguns já estiveram no passeio anteriormente e comentaram que as estruturas novas estão muito melhores e maiores. Em geral, os guias de turismo e alguns motoristas de vans e carros particulares que já conheciam o passeio antes, ao fazerem novamente a trilha, sempre retornam da RPPN com uma excelente nova impressão dos novos mirantes, dizendo que estão maiores e melhores para atender os visitantes.
 
Mais informações sobre o atrativo podem ser vistas no site abaixo: