Brasileirão: Palmeiras na frente, Inter mais que São Paulo e Flamengo só 5%: veja as chances de título

Faltando 12 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro 2018, cinco times seguem na busca pelo título: o líder São Paulo, seguido muito de perto pelo vice-líder Palmeiras e pelo 3º colocado Internacional, além de Flamengo e Grêmio, um pouco mais abaixo.

Mas quais as reais chances de cada um deles?

Para responder essa pergunta, acionamos o FiveThirtyEight, site parceiro da ESPN que usa uma série de combinações matemáticas para calcular as probabilidades não apenas jogo a jogo, mas também no Brasileirão como um todo.

A 26ª rodada, por exemplo, foi marcada pelos empates de São Paulo e Inter, enquanto o Palmeiras, Flamengo e Grêmio ganharam seus jogos e se aproximaram.

Com isso, o time do Morumbi se manteve na liderança, mas agora a previsão de pontos do Verdão ao final do torneio é maior que a do Tricolor: 73 contra 70.

Além disso, o clube palestrino é quem tem a maior chance de título: 39%. O Colorado vem logo atrás, com 28%, enquanto o São Paulo é só o 3º, com 19%.

Uma curiosidade segundo o FiveThirtyEight: apesar do Flamengo estar à frente do Grêmio na tabela, a chance de taça dos gaúchos é maior que a dos cariocas: 8% contra 5%.

Vale lembrar que os jogos Chapecoense x Fluminense e Vasco x Bahia, ambos às 20h (de Brasília) desta segunda-feira, ainda fecham a 26ª rodada. No entanto, nenhuma dessas partidas mexe com a ponta da tabela ou suas probabilidades.

Veja as chances de cada clube no Brasileiro:

Campeonato Brasileiro – Chances na 26ª rodada

Fonte: FiveThirtyEight