Brasil vence a nona partida em dez jogos

Mesmo classificado por antecipação à fase final da Liga Mundial, a Seleção Brasileira masculina de vôlei tratou de não decepcionar os torcedores do Ginásio do Maracanãzinho e bateu os Estados Unidos por 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 26/24 e 25/23, em 1h29 de jogo. A torcida, que foi em bom número a uma partida que já não valia muita coisa além da motivação, chamou atenção antes do início da disputa ao cantar o Hino Nacional à capela quando o som parou de tocar. O Brasil poupou alguns jogadores mais experientes – o levantador Bruninho, o ponta Dante e o oposto Leandro Vissotto não foram relacionados por Bernardinho. O técnico experimentou o ponteiro Lipe e o meio de rede Maurício Souza desde o início do jogo, que teve 33 pontos dados de presente pelos americanos em erros. Os brasileiros falharam em 22 ocasiões. 

 

O destaque da casa foi o oposto Wallace, que marcou 14 pontos. Lipe veio na sequência com 10. O maior pontuador da partida, no entanto, fazia parte do time derrotado. Carson Clark anotou colocou a bola no chão 17 vezes. A Seleção Brasileira alcançou os 25 pontos no Grupo A e chega com moral à fase final da competição, que será disputada a partir da próxima quarta-feira, em Mar Del Plata, na Argentina. O Brasil abre as disputas logo contra a Rússia, time contra o qual somou duas vitórias na fase de classificação. O Canadá completa o grupo. Na outra chave, Argentina, Itália e Rússia disputam duas vagas para as semifinais.

 

O jogo

 

A partida começou equilibrada. Brasil e Estados Unidos trocaram pontos até o time de Bernardinho abrir 10/8 num belo bloqueio de Thiago Alves. No segundo tempo técnico, o placar já apontava 16/13 para os donos da casa, que se aproveitaram muito de erros do adversário – principalmente no saque – para construir a vantagem.