Brasil sofre mais avança nos pênaltis para quartas; Colômbia será próximo adversário

Em jogo tenso e dramático, o Brasil empatou com o Chile em 1 a 1 nos 90 minutos e na prorrogação, levando aos pênaltis a primeira partida das oitavas de final da Copa 2014.

Com duas defesas de Júlio César, o Brasil conseguiu vencer por três pênaltis a dois, passando às quartas de final e colocando fim à boa campanha chilena no Mundial.

No segundo jogo do dia, a Colômbia dominou a partida e derrotou o Uruguai por 2 a 0 – com dois gols de Jaime Rodríguez, que, com cinco gols no total, passa Neymar, Messi e Muller na artilharia da Copa até agora.

É a primeira vez na história que a Colômbia se classifica às quartas de final. A vitória elimina o Uruguai e os temores de que se repetisse o ”Maracanazo” de 1950 – quando uma vitória uruguaia tirou a Copa do Brasil, que jogava em casa.

Com os resultados deste sábado, define-se a primeira partida das quartas de final:Brasil x Colômbia, na próxima sexta-feira, às 17h, em Fortaleza.

Brasil e Chile já se enfrentaram três vezes na fase de mata mata durante as Copas do Mundo, todas com vitória do Brasil. No total, o Brasil marcou 11 gols contra os chilenos e sofreu apenas três.

Em todos os embates a seleção brasileira marcou gols em jogadas aéreas – uma estratégia que deve ser repetida novamente neste sábado. Em 62, as duas equipes se encontraram na semifinal, e o placar ficou em Brasil 4 x 2 Chile. Os outros dois embates foram nas oitavas : Brasil 4 x 1 Chile em 1998 e Brasil 3 x 0 no último mundial.

Um grupo de torcedores do Rio está distribuindo perto do Mineirão esses pedaços de papel com canções dos times de futebol do Brasil adaptadas à seleção, relata o editor da BBC Brasil Julio Gomes, em Belo Horizonte.

“Chega desse chatíssimo ‘Sou brasileiro’, isso não inflama a torcida”, argumenta Ricardo Borgheti.

Nos arredores do estádio, nos stands de vendas de produtos oficiais, “puxadores” usam o megafone para “treinar” a torcida brasileira a torcer. “Chegou-se à conclusão que o brasileiro não sabe torcer.

Ontem no Jornal Nacional, o Felipão pediu pra cantarem um pagode que os jogadores gostam. E hoje estamos vendo esse movimento de adaptar as músicas dos clubes e ensinar as pessoas a cantarem”, disse Gomes.