BOSTON: Morre Frank Avruch, palhaço Bozo dos Estados Unidos, aos 89 anos

Intérprete do palhaço Bozo nos Estados Unidos, Frank Avruch morreu na terça-feira (20) aos 89 anos de idade.

Avruch estava em sua casa, em Boston, Estados Unidos, quando sofreu uma parada cardíaca. Familiares confirmaram a notícia para o canal WCVB-TV, afiliada da rede de televisão ABC.

Ele foi responsável por encarnar o palhaço no programa infantil intitulado “Bozo the Clown”, transmitido em rede nacional entre 1959 e 1970, que mais tarde se transformou em franquia ao redor do mundo.

“Ele tinha um coração de ouro”, afirmou o empresário de Avruch para a agência de notícias Associated Press. “Ele trouxe vida ao palhaço Bozo como ninguém fez ao retratar o personagem”, completou.

“Embora seja difícil dizer adeus, nós celebramos o legado de alegria e risada que ele deixou para milhões de crianças ao redor do mundo como o palhaço Bozo e no papel de embaixador da Unicef”, disse a família em comunicado. “Nosso pai amava as crianças de todas as idades que ainda se lembravam dele no programa. Sentiremos muito a sua falta”, completou.

Além de interpretar o famoso palhaço, Avurch trabalhou como para o canal local WCVB por mais de 40 anos como apresentador dos programas “Man About Town” e “The Great Entertainment”.

O personagem Bozo foi criado nos Estados Unidos, em 1946, por Alan Livingston. O palhaço chegou ao Brasil nos anos oitenta pelo SBT, que ganhou um programa próprio exibido até o início da década seguinte.

No ano passado, a história de Arlindo Barreto, um dos intérpretes do palhaço durante o auge do Bozo no país, chegou aos cinemas no filme “Bingo: O Rei das Manhãs”, do diretor Daniel Rezende.

FOLHAPRESS