Bonito consegue cessão onerosa à Gruta do Lago Azul

A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) autorizou nesta sexta-feira (19) a cessão onerosa da Gruta do Lago Azul ao município de Bonito. A assinatura da cessão onerosa aconteceu durante a manhã de ontem na Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul (SPU/MS), em Campo Grande.

Além do repasse de 20% do faturamento, o município terá que pagar à União o valor mínimo anual de R$ 33.995,88, divididos em parcelas mensais, pelo uso privativo e exploração econômica do local. 

O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, destacou que o ato é uma vitória para município e para o turismo da região. “É uma conquista para nós bonitenses, isso é uma luta antiga do município para conseguir essa cessão. Agradeço ao presidente da República, Jair Bolsonaro, a SPU, Governo do Estado, Imasul e ao coronel Ribeiro pelo empenho. Desde que tomei posse em janeiro, e quando iniciamos os trabalhos em fevereiro, eu juntamente com a minha equipe de governo, corremos atrás e por meio do diálogo e um esforço contínuo de dois meses, conseguimos assinar esse documento hoje. Isso é o resultado de muito trabalho e comprometimento e um ganho para a população. Agora o nosso próximo projeto é fazermos uma nova escadaria na Gruta”, finalizou. 

Segundo a secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori, a assinatura é uma vitória para a população. “Foi um dia histórico e de mais um resultado entregue para nossa população e trade turístico. Sabemos que é uma etapa vencida com muito trabalho e dedicação de toda equipe. Agora entramos numa próxima etapa que é a preparação do atrativo para abertura nos próximos dias. Na terça-feira vamos estudar a data de abertura da Gruta para divulgarmos a todos”, finalizou. 

Nesta sexta-feira, o  Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) autorizou o uso da trilha de acesso à Gruta do Lago Azul no perímetro da unidade de conservação estadual. A portaria foi publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE).

Na ocasião, esteve presente o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues; secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Ferreira Salvadori; superintendente do Patrimônio da União, Luiz Ribeiro Rosa. 

GRUTA DO LAGO AZUL 

Um dos cartões postais de Bonito, a Gruta do Lago Azul integra o circuito de turismo ecológico do município. Ela é constituída por um salão principal com piso inclinado e um lago subterrâneo ao fundo com mais de 50 metros de extensão.

Sua entrada circular de aproximadamente 40 metros de diâmetro permite a entrada dos raios solares até o lago. Com a incidência de luz, entre os meses de setembro a fevereiro, as águas atingem uma coloração azul intensa, motivo do nome da gruta.

No lago subterrâneo da Gruta do Lago Azul foram encontradas ossadas fósseis de mamíferos já extintos, que habitaram a região há mais de 12 mil anos, no período Pleistoceno, representada por animais de grande porte, como preguiças gigantes, tatus e o tigre dente-de-sabre. O monumento natural foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1978.

opantaneiro