Bombeiros sob novo comando em Porto Murtinho

Edson Moraes

 

 

Durante 11 anos e dois meses o tenente Rafael Ferreira de Oliveira comandou a 2ª Seção do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), em Porto Murtinho. Nesse período, o oficial douradense conta ter vivido momentos muito especiais no município, tendo como principal experiência e melhor lembrança a sintonia entre a corporação, a comunidade e as autoridades locais.

Agora, com 29 anos de farda e perto da aposentadoria, regressa a Campo Grande e entrega o posto ao tenente Landis Dorneles Pereira. Ele agradeceu ao suporte dado por seus superiores e ao apoio da administração do prefeito Heitor Miranda, que considerou decisivo para desenvolver um trabalho de qualidade para a comunidade murtinhense. Agradeceu ainda aos secretários municipais de Infraestrutura, Tursimo e de Educação, “que nao mediram esforços para estabelecer parcerias e aprimorar alguns projetos, como as palestras sobre segurança física”.

A passagem de comando aconteceu na manhã desta sexta-feira, 2, no pátio da unidade, com a presença do prefeito Heitor Miranda (PT) e diversos comandantes militares do Estado e das Forças Armadas, entre os quais o major Fernando de Almeida Carminatti, da PM de Jardim; coronel Rodney Ceballos, dos Bombeiros do Interior; capitão-tenente Antonio Fernando da Costa, da Agência Fluvial; major de Infantaria Taujó Dorneles, da 2ª Cia Fron; do pároco padre Erasmo, secretários, vereadores e lideranças sociais.

O anastaciano Landis Dorneles Pereira, há 25 anos na força militar estadual, disse que pretende dar prosseguimento ao trabalho realizado pelo antecessor, ao qual considera dos mais profícuos. Para ele, a integração com o povo murtinhense e as autoridades constituídas é uma das prioridades para o êxito das diversas situações que exigem a intervenção dos bombeiros militares.

Depois da execução dos hinos e hasteamento das bandeiras, inclusive com integrantes da Patrulha Mirim, da transmissão do cargo e do tradicional “banho” do novo comandante, foi servido um coquetel às autoridades e familiares. As autoridades descerraram ainda a fita de inauguração da galeria de fotos dos ex-comandantes dessa unidade. A vereadora Regina Heyn (PSDB) representou a Câmara Municipal.

O CBM é indispensável em ocorrências que exigem a presença de profissionais capacitados na proteção de pessoas, do patrimônio e da própria natureza, como nos casos de incêndios, calamidades, enchentes, ações de defesa civil, operações de busca e salvamento, primeiros socorros e outras atividades de mobilização e de conscientização social da comunidade.

HISTÓRICO – A unidade de Murtinho foi instalada em 24 de fevereiro de 2002 pelo governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT. Ele na época foi até criticado pela decisão, mas o tempo e as necessidades mostraram que estava certo ao dotar Porto Murtinho desta força essencial ao salvamento de vidas humanas< à prevenção e ao combate das calamidades. O efetivo da unidade murtinhense é de 15 militares.

Por ano são atendidas cerca de ocorrências no Município, incluindo desde as atividades educativas e palestras até operações de perícia militar.