Bombeiros do MS treinam colegas do Mato Grosso

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul levou durante uma semana treinamento de nivelamento e atualização profissional em atendimento pré-hospitalar aos bombeiros do Estado de Mato Grosso. A iniciativa de reestruturar o serviço de resgate daquela instituição tem o objetivo de preparar as unidades para a Copa do Mundo de 2014.

Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, Mato Grosso do Sul mantém parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Anastácio e Coxim. Nestas cidades o atendimento pré-hospitalar é realizado através de viaturas mistas e básicas que ficam no próprio quartel dos bombeiros. “Cada viatura tem a logomarca dos Bombeiros e do Samu, contando com militares e socorristas que atendem as ocorrências”, explicou.

A cidade de Corumbá, por exemplo, conta com duas viaturas básicas que contam com técnicos de enfermagem e uma avançada com a presença de um médico e mais equipamentos para atendimento pré-hospitalar.

“Esse projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde. Eles [bombeiros de MT] gostaram desse projeto e vieram há cerca de um mês saber como funciona e se esta parceria pode ser implantada lá também”, disse coronel Ociel, salientando ainda que o projeto já foi apresentado em reunião com outros comandantes gerais dos Bombeiros numa outra ocasião.

A equipe de Mato Grosso do Sul levou para o curso de salvamento equipamentos daqui utilizados no atendimento pré-hospitalar. O treinamento foi encerrado com trabalhos práticos utilizando as forças do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Samu, Secretaria Municipal de Transportes Urbano (SMTU) e ainda o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

As aulas foram ministradas pelo chefe do Resgate do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, tenente coronel Marcello Fraiha. O oficial tem 19 anos de corporação e conta com diversos cursos na área de atendimento pré-hospitalar, incluindo cursos internacion