Bombeiros alertam para o risco de queimadas no Estado

Com exatos 49 dias sem chuvas na Capital, alternando altas e baixas temperaturas e até mesmo geadas em alguns locais do Estado, Mato Grosso do Sul atravessa um período crítico de queimadas. Para tanto, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) apresentou um balanço dos últimos 19 dias e emitiu um alerta hoje (20) para o risco de queimadas.

 

         De acordo com dados do CBMMS, no período de 1º a 19 de agosto deste ano foram realizados em todo o Estado 134 atendimentos a incêndios em vegetação diversa. No ano passado no mês inteiro de agosto foram feitos 218 atendimentos, o que mantém a média de sete atendimentos por dia. Além dos incêndios em vegetação, foram realizados nos mesmos 19 dias atendimentos a 24 chamadas de incêndios em residências, uma chamada a mais comparada ao mesmo mês de agosto inteiro de 2012, com 23 chamadas.

 

         Segundo o comandante-geral do CBMMS, coronel Ociel Ortiz, para evitar as queimadas são necessárias ações preventivas. “A população deve evitar fazer fogueiras em terrenos para queimar lixo ou mesmo fazer limpeza, optando assim por roçar estes locais. No caso das áreas rurais, quando permitido deve-se fazer os aceiros devidamente calculados de acordo com a altura da vegetação”. A atenção deve ser redobrada nas estradas. “A visibilidade fica reduzida pela fumaça e também recomenda-se não jogar ‘bitucas’ de cigarro para fora dos veículos”, ressaltou.

 

Para atuar nas regiões mais críticas do Estado o Corpo de Bombeiros Militar possui uma unidade especializada que coordena os trabalhos de combate aos incêndios florestais e realiza palestras e orientações aos fazendeiros. O Centro de Proteção Ambiental (CPA/CBMS) atualmente conta com 200 bombeiros preparados para esta atividade.

 

Para denunciar queimadas, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193, a Defesa Civil Municipal, 199 ou pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), pelos telefones (67) 3314-3514 e 3314-3515.