Bilheterias batem recorde mundial e arrecadam US$ 38 bi em 2015

As bilheterias de cinema ao redor do mundo bateram recorde em 2015, ano no qual arrecadaram 38 bilhões de dólares (cerca de 152 bilhões de reais). Esse valor foi alcançado principalmente com aumento de mercado na China, que cresceu 48,7%, e ao recorde ganhos nos Estados Unidos. Sozinho, o país somou 11 bilhões de dólares no ano passado.

O último ano também marcou a primeira vez em que cinco filmes arrecadaram mais de 1 bilhão de dólares cada em um mesmo ano. Foram eles Star Wars: O Despertar da Força, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauro, Vingadores – Era de Ultron, Minions e Velozes e Furiosos 7.

Entre os filmes lançados no ano passado, Jurassic World ainda mantém o título de maior bilheteria: arrecadou 1,67 bilhão de dólares ao redor do mundo até o momento. Em segundo lugar está Velozes e Furiosos 7, com 1,515 bilhão de dólares. Porém, é provável que o novo Star Wars, que até agora somou 1,510 bilhões de dólares, logo supere os dois longas e se torne o principal lançamento de 2015.

Esses números são baseados nos dados da Rentrak, empresa que controla bilheterias ao redor do mundo. Embora eles apontem para um aumento nos lucros, há uma ressalva: foram poucos filmes que fizeram muito dinheiro. Segundo a revista Variety, em 2015, os dez principais filmes lançados na América do Norte concentraram 35% da arrecadação total. No ano anterior, essa porcentagem havia sido menor, de 25%.

     1º – ‘vatar’ (2009)

 

A história da luta entre humanos e alienígenas da tribo Na’vi pelas riquezas naturais de Pandora — o que levou o filme a ser visto como metáfora da invasão americana no Iraque — quebrou recordes. Ao todo, Avatar arrecadou 2,78 bilhões de dólares. O faturamento do longa ultrapassou o valor ganho por Titanic (1997), até então o longa mais visto da história. O detalhe curioso é que ambos são projetos do canadense James Cameron, um cineasta que certamente não tem problemas financeiros. 

    2º –  ‘Titanic’ (1997)

 

A reestreia de Titanic na versão 3D, com gancho no centenário do naufrágio do navio, fez o longa voltar à disputa pelo primeiro lugar na lista das maiores bilheterias de todos os tempos. O retorno da trilha sonora que causa engulhos na atriz Kate Winslet, no entanto, não permitiu a Titanic superar Avatar. Em sua estreia em 1997, o filme de James Cameron sobre a história de amor entre Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet) arrecadou 1,8 bilhão de dólares. Em 2012, com os recursos em 3D, chegou a 2,186 bilhões de dólares.

    3º – ‘Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros’ (2015)

 

Estrelado por Chris Pratt, o quarto filme da franquia de dinossauros, iniciada em 1993 com Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros, de Steven Spielberg, traz a concretização do sonho de uma ilha com atrações temáticas, protagonizadas pelos grandalhões pré-histórico. A situação sai do controle por causa da criação de um dinossauro híbrido, que escapa do cativeiro e começa uma longa matança no parque. O filme dirigido por Colin Trevorrow alcançou a marca de 1 bilhão de dólares em bilheteria apenas 13 dias após entrar em cartaz. Até 28 de dezembro de 2015, o longa somava 1,669 bilhão de dólares em renda. 

     4º – ‘Os Vingadores’ (2012)

 

Foram necessários apenas 19 dias em cartaz para que Os Vingadores, adaptação cinematográfica dos quadrinhos da Marvel, entrasse no clube hollywoodiano dos filmes de arrecadação bilionária, com receita de mais de 1 bilhão de dólares. E foi preciso menos tempo ainda — um fim de semana — para que a história da união de forças entre heróis dedicados a salvar o mundo começasse a quebrar recordes. No Brasil e em outros lugares, como Argentina, Taiwan e Nova Zelândia, o longa se tornou o mais visto em uma estreia. Nos Estados Unidos, não foi diferente. Os heróis desbancaram o último filme da saga Harry Potter do posto de melhor estreia americana, arrecadando nada menos que 200,3 milhões. A bilheteria total de Os Vingadores ficou em 1,519 bilhão de dólares.

      5º – ‘Velozes e Furiosos 7’ (2015)


A franquia de carros conseguiu entrar para o clube dos bilionários do cinema com seu sétimo filme. Com um orçamento estimado em 250 milhões de dólares, o longa chamou ainda mais a atenção do público por ser o último com o ator Paul Walker, que morreu em um acidente de carro quando as filmagens ainda estavam na metade. Para mantê-lo no longa, foram usadas técnicas de efeitos especiais, que recriaram o ator digitalmente, a partir de cenas antigas inéditas e também da ajuda de seus irmãos, que serviram como dublês de corpo. Rápido como propõe o título, o filme superou a marca de 1 bilhão em bilheteria em apenas dezessete dias em cartaz no mundo. O longa soma 1,515 bilhão de dólares em renda. 

       6º – ‘Star Wars: O Despertar da Força’ (2015)

 

O sétimo episódio da franquia Star Wars chegou aos cinemas em dezembro de 2015 com promessas de quebrar recordes de bilheteria – e não desapontou. Logo no primeiro fim de semana de exibição, o longa arrecadou, em três dias, 528 milhões de dólares no mundo. Em seguida, a produção derrubou Jurassic World e se tornou o filme a conquistar mais rapidamente a marca de 1 bilhão de dólares, em apenas 12 dias. Na trama, dirigida por J.J. Abrams, os heróis do passado, Luke Skywalker, Han Solo e princesa Leia retornam para passar o bastão para novos personagens, representados pelos protagonistas Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega), Kylo Ren (Adam Driver) e Poe Dameron (Oscar Isaac). Até o dia 03 de janeiro, o filme contabilizava 1,510 bilhão de dólares em bilheteria. 

     7º – ‘Vingadores – Era de Ultron’ (2015)

 

segundo título da franquia dos heróis da Marvel dirigido por Joss Whedon alcançou a marca de 1 bilhão de dólares em bilheterias ao redor do mundo após vinte e quatro dias desde a sua estreia. Só no final de semana do lançamento foram mais de 191 milhões de dólares arrecadados. Na trama, os heróis Thor (Chris Hemsworth), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) e o gigantesco Hulk (Mark Ruffalo) encaram a terrível inteligência artificial Ultron, que constrói para si um corpo de robô quase indestrutível. O filme soma 1,405 bilhão de dólares em renda. 

      8º – ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2’ (2011)

 

Depois de sete filmes, o capítulo final da saga Harry Potter, dirigido por David Yates, confirmou o sucesso do bruxinho. O longa Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 faturou ao todo 1,341 bilhão de dólares. Não apenas os atores Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson cresceram com a franquia, mas também suas contas bancárias, uma vez que todos os filmes baseados na série de J.K. Rowling foram um fenômeno comercial: eles estão entre as 33 maiores arrecadações de todos os tempos.

     9º –  ‘Frozen- Uma Aventura Congelante’ (2013)

 

Inspirado no conto A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, o filme conta a história de Elsa e Anna, princesas do reino de Arendelle. Elsa tem o poder de congelar objetos e provocar verdadeiras nevascas, algo que é escondido de sua irmã mais nova. Quando os pais das moças morrem, Elsa assume o reinado, mas, por causa de um acidente durante a celebração, revela seu segredo e congela toda Arendelle. O filme arrecadou 1,276 bilhão de dólares em bilheteria mundial e se tornou a animação mais lucrativa do cinema. 

     10º – ‘Homem de Ferro 3’ (2013)

 

terceiro filme da série Homem de Ferro estreou entre o final de abril e o começo de maio de 2013 batendo recordes na maioria dos países do mundo. Nos Estados Unidos, o longa foi a segunda melhor estreia da história, com 175,3 milhões de dólares, atrás apenas de Os VingadoresNo Brasil, o filme estrelado por Robert Downey Jr. conseguiu a melhor estreia de 2013, com 12,3 milhões de dólares. O longa ultrapassou a marca do bilhão em poucas semanas em cartaz e soma arrecadação de 1,215 bilhão de dólares.

Fonte: Veja