Biblioteca Pública Municipal de Jardim recebe livros em braile da Fundação Dorina Norwil

Após vista e capacitação recebida em junho, o Prof. Msc Jair Mauro Faria Fregoneze, Gestor da Biblioteca Pública Municipal Prof. Msc. Rita Carmen Braga Lima, utilizou os conhecimentos adquiridos buscando oportunidades, produtos e serviços oferecidos pela Fundação Dorina Norwil.

 

 

 

 

Nesta semana, ele esteve em reunião com o Prefeito Erney Cunha Bazzano Barbosa, apresentando o seu projeto para inclusão e centro de convivência e lazer do deficiente visual junto à biblioteca. Erney sensibilizou-se com a causa e disse ser parceiro deste projeto, lembrando que incluir os deficientes visuais é um direito constitucional do cidadão.

 

 

 

 

“Contamos com a parceria da Fundação Dorina Norwil que nos fornece livros acessíveis gratuitos para escolas, bibliotecas e organizações sociais. Além disso, a pessoa com deficiência visual pode fazer um cadastro individual que lhes garante acessar gratuitamente serviços como a biblioteca circulante dos livros falado e transcrição de materiais,” Disse Jair.

 

 

 

 

A fundação oferece também soluções em acessibilidade que poderão ser contratados tais como transcrição de livros, materiais para formato acessível, serviços personalizados, assessoria técnica, consultoria e treinamentos.

 

 

 

 

“Nosso acervo está crescendo e cada vez mais recebemos materiais inclusivos logo estaremos com um computador adaptado para aqueles que têm visão comprometida,” acrescentou. 

 

 

 

 

Jair irá apresentar alguns exemplares do material na próxima sessão da Câmara de Vereadores divulgando as atividades da biblioteca principalmente na inclusão de deficientes visuais e da leitura inclusiva. 

 

 

 

 

Os livros em braile poderão ser emprestados a qualquer município, pois usando o cecograma as despesas de correio não serão cobradas. Caso Haja interesse é possível aprofundar e conhecer mais a história da luta das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo em uma visita gratuita mediada por um educador, que é oferecida no Centro de Memória Dorina Norwil.

 

 

 

 

Hudson Lauro

 

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Jardim

 

Fotos Marcos Barros