Bernal se reúne com Delcídio para ampliar base e salvar mandato

Após conseguir duas liminares e evitar a cassação domandato na quinta-feira (26), o prefeito de CampoGrandeAlcides Bernal (PP), passou a contar com oapoio oficial do senador Delcídio do Amaral (PT), para ampliar a base aliada. Ontem, ele se reuniu como petista e os novos vereadores aliados para definir a estratégia para salvar o mandato. 

Bernal se encontrou, ontem à noite (27), com o senador Delcídio do Amaral (PT) e os vereadores Cazuza (PP), Paulo Pedra (PDT), Edson Shimabukuro (PTB), Jamal Salém (PR), e os deputados federais Antônio Carlos Biffi (PT) e Vander Loubet (PT).

Em sua página pessoal no Facebook ele afirmou que a reunião buscava dar mais tranquilidade e melhorar a vida da cidade e que todos estavam reunidos pelo “bem” de Campo Grande.

Além dos parlamentares, estiveram na reunião o ex-vereador Athayde Nery (PPS) e o ex-presidente estadual do PT, Marcus Garcia. Bernal está correndo contra o tempo para ter no mínimo dez vereadores em sua base aliada, para evitar a cassação de seu mandato.

Delcídio evitou comentar a reunião. No entanto, no Facebook, o senador petista destacou que a “moagemem Campo Grande” continua em janeiro, referindo-se ao julgamento do mandato de Bernal. Nos últimos meses, ele vinha tentando se desvincular do prefeito temendo desgaste político, já que é o pré-candidato a governador do PT em 2014. 

Na última sessão na Câmara, na quintafeira (26), quando por liminar da justiça os trabalhos da Comissão Processante foram suspensos, apenas seis vereadores assinaram documento dizendo fazer parte da base do prefeito: Alex do PT, Airton do PT, Zeca do PT, Luisa Ribeiro (PPS), Cazuza (PP) e Gilmar da Cruz (PRB).

Apresentação – O prefeito irá dar posse na próxima segunda-feira (30) aos novos secretários Lilian Maksoud, diretora-presidente do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande), Dirceu Peters, diretor-presidente da Emha (Empresa Municipal de Habitação) e Jean Saliba, que estará à frente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

As três nomeações fazem parte do planejamento do prefeito para aumentar sua base aliada. Jamal já confirmou que a indicação de Lilian Maksoud foi sua, enquanto que Peters foi nome indicado do PDT e Jean Saliba do PTB.

O vereador Edson Shimabukuro chegou a admitir ontem que depois da nomeação de seu aliado, irá votar contra a cassação do prefeito Alcides Bernal (PP), já que agora fazia parte da base aliada.