Bem alimentada! Opções de lanches para antes e depois de fazer exercícios

Happy fitness young woman drinking pumpkin smoothie in kitchen

Nutricionista dá sugestões levando em consideração o horário do treino

O que comer ANTES E DEPOIS DE SE EXERCITAR ainda é um dilema para muita gente. Existe a fome, mas o medo de ficar pesada, o receio de exagerar, e por fim sempre a dúvida se a escolha foi a mais acertada. Na pressa, a maioria pega a primeira opção que vê pela frente e, minutos depois, ou já está com vontade de comer de novo ou se sente cheia demais e acaba comprometendo seu desempenho.

Como o DAQUIDALI está aqui para facilitar sua vida, confira uma sugestão de lanche pensada inclusive para o horário em que você se exercita. As ideias são SIMPLES, RÁPIDAS, BARATAS, FÁCEIS DE FAZER, E CLARO, GOSTOSAS!

PRÉ-TREINO

MANHÃ

Hot fried eggs in a pan, close up
Hot fried eggs in a pan, close up

FOTO: OLHA_AFANASIEVA/ISTOCK

OVO MEXIDO E CAFÉ PRETO COM ÓLEO DE COCO
Os ovos são excelentes fontes de aminoácidos e gorduras de boa qualidade. Além de gostosos, fazem par com café, que é paixão nacional. “Eles irão auxiliar durante todo o treino. O ideal é consumir com a gema mesmo. Já sabemos que a maior parte do colesterol do sangue vem da produção do nosso próprio organismo e não do colesterol consumido na dieta. O óleo de coco é fundamental no fornecimento de energia e processo anti-inflamatório”, explica a NUTRICIONISTA ANDRESSA GOMES PINTO.

CALORIAS
Óleo de coco (1 colher de sobremesa) – 115 Kcal
1 ovo – 74 Kcal

TARDE

BANANA COM CACAU E CANELA
Fruta boa e barata de achar com acompanhamentos simples que dão todo um toque especial. “Tanto o cacau como a canela são alimentos termogênicos, que estimulam a queima de gordura corporal. Essa opção de lanche pré-treino é ideal para as pessoas que desejam perder aquela gordura localizada. A banana deve ser consumida com todos aqueles fiapos que são ricos em fibras e auxiliam no funcionamento do intestino”, lembra a especialista.

CALORIAS
1 banana – 84 Kcal
Canela e cacau – sem calorias

NOITE
lola19601
FOTO: LOLA19601/ISTOCK

SUCO DE BETERRABA COM MELANCIA E CREME DE ABACATE
Consumir refeições líquidas ou pastosas à noite auxilia a digestão e melhora a qualidade do sono. De acordo com a nutricionista, “o suco de beterraba com melancia é rico em substâncias que aumentam o oxigênio no sangue e fornecem mais disposição no treino. O abacate é um excelente anti-inflamatório natural e antioxidante. Atletas de corrida podem se beneficiar desta combinação. Mas lembre-se de consumir com moderação; o ideal é bater 3 colheres de sopa de abacate com 2/3 copo de leite de coco (receita do leite ao fim da matéria, junto com o pós treino da noite).

CALORIAS
Suco de beterraba com melancia (1 copo) – 97 Kcal
Creme de abacate – 155 Kcal

PÓS-TREINO

MANHÃ

Healthy breakfast with rice cakes, peanut butter and bananas
Healthy breakfast with rice cakes, peanut butter and bananas

FOTO: SOKOREVAPHOTO/ISTOCK

BOLACHA DE ARROZ COM PASTA DE AMENDOIM
Associar uma fonte de carboidrato com uma gordura boa é sempre uma opção maravilhosa para se ingerir depois do treino, ainda mais quando é leve e delicioso. “A liberação do açúcar na corrente sanguínea é mais lenta, assim como a liberação de insulina. Excelente para pessoas diabéticas ou que estejam obesas e consequentemente com o organismo inflamado”, afirma a profissional.

CALORIAS
6 bolachas minis – 55 Kcal
Pasta de amendoim (2 colheres de sopa) – 180 Kcal

TARDE

Cassava flour hydrated with beet juice and filled with scrambled eggs
Cassava flour hydrated with beet juice and filled with scrambled eggs

FOTO: MARCELOKRELLING/ISTOCK

TAPIOCA COM OVO MEXIDO
A combinação perfeita para o final do treino: carboidrato e proteína! Segundo Andressa, “após ingerir a tapioca, nosso organismo começa a produzir insulina, um hormônio que auxilia no crescimento muscular e regeneração das fibras lesadas durante o treino. Da mesma forma, a proteína proveniente do ovo auxilia nesta regeneração e crescimento muscular”.

CALORIAS
1 ovo – 74 Kcal
Tapioca (3 colheres de sopa da goma) – 105 Kcal

NOITE

Fruit smoothie with mint leaves on wooden rustic table.
Fruit smoothie with mint leaves on wooden rustic table.

FOTO: VITALINA-RYBAKOVA/ISTOCK

VITAMINA DE COCO COM MORANGO
Bebida super saborosa com receita simples de fazer! A nutricionista ensina: “deixe alguns pedaços de coco seco (30g) de molho em agua por aproximadamente 12 horas. Descarte a agua, bata no liquidificador com 1 copo de água e em seguida coe em um pano de voal. Liquidifique o leite de coco com 5 morangos. O ideal é não adoçar a vitamina, mas se você não dispensa o sabor doce, opte pela Stévia o o Xylitol. A gordura do coco é facilmente digerida, possui propriedade antifúngica e repõe a energia perdida no treino”.

CALORIAS – 210 Kcal

www.daquidali.com.br