Bela Vista recebeu "Ônibus da Saúde" no último sábado

João Carlos Velasquez

 

 

O Município de Bela Vista, região sudoeste do estado de MS, recebeu o “Ônibus da Saúde”, a maior estrutura itinerante de prevenção ao câncer do país. Equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, o ônibus percorre o interior do Estado levando uma experiente equipe de médicos e enfermeiros do Hospital do Câncer Alfredo Abrão que, junto com a Cassems, lutam incansavelmente contra o câncer.

Quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

O câncer do colo de útero é o segundo mais comum em mulheres no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram cerca de 18.000 casos novos de câncer no Brasil em 2010. No mundo ocorrem cerca de meio milhão de casos novos por ano, com mais de 230 mil mortes.

A prevenção é o melhor caminho para evitar esse mal. Há uma intensa insistência na prevenção do câncer de colo de útero, pois ela é uma doença silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais, e se detectado a doença na fase inicial o tratamento é totalmente eficiente, impedindo o desenvolvimento do câncer, por isso a importância em realizar o exame anualmente.

Esta é a terceira vez que o “ônibus da Saúde”, presta serviços ao município de Bela Vista. O ônibus leva à população procedimentos médicos visando o diagnóstico precoce do câncer de mama, pele e colo do útero.

Os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) e enfermeiros da Secretária Municipal de Saúde, que realizam uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. A unidade móvel esteve localizada Centro de Saúde Central (Postão), na Rua Voluntário da Pátria e foi realizado das 08hs até as 16 horas. 

Buscando sempre o melhor na saúde do nosso município, o Prefeito Dr. Renato realizou uma parceria com a Cassems. Com este atendimento Bela Vista recebe pela terceira vez, a visita do Ônibus da Saúde.

O intuito principal do “Ônibus da Saúde” é alcançar em parceria com os municípios do interior, efetividade as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, solicitar exames complementares, realizar encaminhamentos ou realizar os procedimentos nos casos de câncer suspeito e diagnosticado elaborar indicadores de atendimento epidemiológicos de interesse desse projeto.

Foram atendidas 200 pessoas das 08h00 às 16h00, sendo:
– 20 Mamografias para SUS.
– 20 Mamografias Cassems
– 50 Preventivos SUS
– 50 Preventivos Cassems
– 50 Exames de Detecção de Câncer de Pele SUS
– 10 Exames pela Cassems

A equipe de atendimento do Projeto de Prevenção Itinerante de Combate ao Câncer conta com dois médicos (Radiologista e Oncologista), um deles especialista, Dr. Fabricio Colacino Silva, três enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem, dois técnicos em radiologia e um motorista.

O Projeto

Lançado em outubro de 2011, o ônibus nasceu de uma parceria entre a Cassems e Hospital do Câncer Alfredo Abrão e já prestou atendimento em inúmeras cidades do interior do Estado. Conta com a colaboração de mais de 80 pessoas entre médicos, enfermeiros e equipe de triagem, além de 18 voluntárias da Rede Feminina do Combate ao Câncer.

O “Ônibus da Saúde” é equipado com uma superestrutura que inclui sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma experiente equipe de médicos.
Quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Cassems.