Bela Vista recebe classificação positiva da Fundação de Turismo do MS

O município de Bela Vista, distante a 330 km da capital Campo Grande, foi classificado pela Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), como uma das 15 cidades do estado na categoria “Nascer” com possibilidade de fomentar e de gerar lucros com o turismo.

De acordo com o Secretário de Turismo Diogo Godoy, está classificação regional facilita ao município a captação de recursos via governo federal e estadual para projetos públicos e privados que podem potencializar o turismo em Bela Vista “Nós já estamos trabalhando com alguns projetos para o nosso turismo, viabilizando recursos federais para a criação de um balneário e incentivo ao turismo histórico, com esta classificação acaba facilitando e sendo de enorme importância. Nossas belezas naturais tem um potencial turístico muito grande e que pode beneficiar ainda mais o comércio local”, destacou o Secretário Diogo Godoy.

No ano passado o Ministério do Turismo inseriu o município no Mapa do Turismo com a classificação D. Segundo o Ministério a classificação é o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área que deve ser trabalhada prioritariamente.

Com o trabalho da Secretaria de Turismo de Bela Vista iniciado em 2017, além dos eventos realizados, a secretaria lançou as bases formais e burocráticas para o desenvolvimento do nosso turismo, este trabalho de base é que resultou nessas classificações positivas para o nosso município.

Classificação Estadual dos Municípios

A classificação dos municípios é um programa do Governo do Estado que iniciou em 2013 e reformulado em 2017, e tem o objetivo de fomentar o turismo dos municípios através de levantamento da infraestrutura e do apoio oferecido em cada um deles, além de incentivar o desenvolvimento da atividade e atrair novos investimentos para o setor.

A partir desse levantamento em 2017, os municípios foram classificados em quatro categorias:

• CATEGORIA SEMEAR – 24 municípios que atingiram até 80 Pontos. Nessa categoria, as ações serão focadas na melhoria da infraestrutura básica, turística e sensibilização da comunidade local para a atividade.

• CATEGORIA NASCER – 13 municípios que atingiram de 81 até 109 pontos. Nessa categoria, as ações serão focadas na estruturação segundo a vocação do destino, qualificação e melhoria da infraestrutura turística.

• CATEGORIA FRUTIFICAR – 03 municípios que atingiram de 110 até 149 pontos. Nessa categoria, as ações serão focadas na organização de roteiros e produtos turísticos, além da promoção.

• CATEGORIA COLHER – 05 municípios que atingiram de 150 até 235 pontos. Nessa categoria, as ações serão focadas na manutenção, promoção e comercialização dos produtos turísticos.

Com informações do FundTur e Ministério do Turismo.