Bela Vista realizou seminário de primeiros socorros

A Câmara Municipal de Bela Vista, Corpo de Bombeiro e Prefeitura Municipal, promoveu nesta quarta-feira (21), das 19h às 23h, curso de capacitação de primeiros socorros. As aulas são gratuitas voltadas para agentes de Saúde, Defesa Civil, voluntários dos Núcleos de Defesa Civil, lideres comunitários, estudantes, militares, paraguaios e comunidade em geral.

O objetivo do seminário é ampliar as noções básicas e ensinar as principais condutas para a aplicação das técnicas e procedimentos de primeiros socorros.

Também houve abordagem das técnicas mais modernas de resgate e transporte de vítimas, com redução dos riscos de acidentes e possibilidades de “contaminação” durante os procedimentos. Ainda na programação do curso estão palestras, discussões e estudo de casos. A atividade é importante para o socorrista leigo e o agente de saúde que atua e/ou convive com o risco de desastre e deseja estar preparado para eventuais emergências.

Os temas abordados nos dois dias de seminário foram: Proteção contra incêndio e pânico, o papel do bombeiro na sociedade, desobstrução de vias aéreas, generalidades em caso de acidentes, noções de primeiros socorros, abordagem primaria, abordagem segundaria, atendimento a queimados, atendimento a afogamento, reanimação cardiorrespiratória e acidente com animais peçonhentos. 

O evento aconteceu no Cine São Jose e contou com a participação de mais de 450 pessoas, além do Deputado Estadual, Felipe Orro (PDT), vereador presidente da câmara Jair Bispo, vereadores, Marcelo Calvano, Reinaldo Miranda, prefeito Renato de Souza Rosa, Secretario de Turismo Djalma Loubet, Secretaria de Saúde Ana Eliza Torres, Presidente da Câmara de Bella Vista Norte Paraguai, Comandante da Policia Militar, Capitão Oscar Ribeiro Leite, Sargento Edson Lazaro de Souza da Silva – Instrutor de 1º Socorro do 2ª SGB de Jardim e Sargento Antonio Roeder dos Santos Santa Cruz – Instrutor de Legislação prevenção contra incêndio e pânico e outros riscos.

Ao final do evento, cada participante recebeu o Certificado de Participação e Conclusão do Seminário.

 
 
 
 
  Fonte: Ademir Mendonça