Bela Vista contabiliza estrago após mais uma enchente



O município de Bela Vista esta mapeando os estragos após mais uma enchente no Rio Apa. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, Olga Zacarias, foram várias famílias desabrigadas e residências alagadas no município, principalmente nos bairros Fluminense, Baixada Corintiana. Também houve alagamentos em varias fazendas que ficaram ilhadas.

A Secretaria confirmou que a Prefeitura decretou situação de emergência em função da enchente. Algumas famílias já retornaram para suas residências, dando início a limpeza dos imóveis. De acordo com Olga, a prefeitura está solicitando ajuda do governo do Estado e federal para poder recuperar o município do estado de calamidade que se encontra após as chuvas. 

A Prefeitura de Bela Vista, através da Secretaria Municipal de Assistência Social fez levantamento de estragos por conta da enchente, visitando as residências e compilando os dados. A prefeitura recebeu o coordenador da Defesa Civil estadual onde entregou notificação preliminar de desastre. 

A Defesa Civil constatou gravidade da situação no município, também na zona rural onde as estradas ficaram praticamente intransitáveis, prejudicando, principalmente o transporte escolar que não consegue chegar às fazendas para transportar os alunos. Diversas propriedades rurais ficaram isoladas. Devido aos estragos o prefeito decretou dia (13-04) estado de emergência suspendendo as aulas na rede municipal no período de 15 a 19 de abril.

O tráfego com destino ao assentamento Caracol ficou interditado em decorrência das águas terem arrastado a cabeceira da ponte sobre o Rio Piripucu. Além, disso mais de 20 pontes foram danificadas prejudicando o transporte da produção no município. 

Na manha de (12-04) foi realizado sobrevoo no município onde foi feito registro fotográfico para constatar in-loco a situação, e encaminhar registro a defesa civil estadual.

Esse relatório será encaminhado, Secretaria Nacional de Defesa Civil, com pedido de recursos para as ações de emergência no município de Bela Vista.