Barreiras sanitárias contra coronavírus abordam mais de 650 mil pessoas e reforço chega a Guia Lopes

As dezessete barreiras sanitárias seguem trabalhando para conter o avanço da Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Em 50 dias de operação, as unidades já abordaram 650 mil pessoas em 323,4 mil meios de transportes. Guia Lopes da Laguna, município com maior índice de casos, ganhou reforço na unidade e ampliou o controle na circulação de pessoas que entram na cidade.

De acordo com a Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS, a unidade localizada na entrada do município de Guia Lopes da Laguna endureceu a fiscalização e os índices ultrapassaram mais de mil por cento nas abordagens. Na última sexta-feira (15.5), ocorreram 81 abordagens registradas. Já nesta segunda-feira (18.5), o número subiu para 1.281 mil pessoas que passaram pela rigorosa fiscalização.  

Conforme o presidente da Comissão de Controle Sanitário de Mato Grosso do Sul (CCS/MS), coronel do Corpo de Bombeiros Militar Hugo Djan, a ação integrada entre a Sejusp e a SES, somado ao apoio da Prefeitura Municipal de Guia Lopes da Laguna, é uma resposta rápida do Governo do Estado no combate à pandemia na região que concentra hoje o maior número de pessoas infectadas.

“Vamos atuar montando um posto de controle e monitoramento na entrada da cidade, que busca fazer a verificação da entrada de pessoas no município e o acompanhamento. Pedimos para que a população fique tranquila e o mais importe, fique em casa”, pontua.

Em Mato Grosso do Sul, as barreiras contam com o apoio de 152 servidores da segurança pública: policiais militares e bombeiros militares, além agentes e técnicos da Iagro e da Vigilância Sanitária do Estado. Órgãos municipais, federais e não governamentais também dão suporte aos trabalhos.

E desde o início das operações das barreiras sanitárias, 78 casos suspeitos de coronavírus foram registrados, porém, nenhum caso foi confirmado pelas equipes para a Covid-19.

Rodson Lima – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Foto: JJ Caju