Banco da Mulher vai fortalecer empreendedorismo feminino, garante Rose Modesto

O crescimento de iniciativas encabeçadas por mulheres motiva a criação de linha específica para financiar projetos que, além de empoderamento, geram emprego e renda ao MS

Fomentar a abertura ou crescimento de negócios já estabelecidos e comandados por mulheres, garantindo assim a autonomia e protagonismo delas na sociedade, ocupando cada vez mais espaços de decisão. Esse é o objetivo do Banco da Mulher, proposta da candidata a governadora Rose Modesto (União Brasil) para Mato Grosso do Sul.

Pautada na ideia central de cuidar dos sul-mato-grossenses e corrigir desigualdades, o projeto consta no eixo econômico do plano de governo – composto por outros sete eixos – de Rose Modesto e garante, também, a geração de emprego e renda para toda a sociedade.

“Nosso objetivo com o Banco da Mulher é fortalecer o empreendedorismo feminino. O financiamento será concedido conforme avaliação do perfil do empreendimento, a estrutura que vai precisar. O empréstimo pode chegar a até R$ 30 mil, com juros zero e carência de dois anos para começar a pagar esse financiamento”, explica Rose.

Candidata a governadora, Rose Modesto quer ser a primeira mulher a ocupar o cargo máximo do Executivo sul-mato-grossense e, assim, valoriza o crescimento de mulheres ocupando posições até pouco tempo restritas praticamente para homens.

Pesquisa feita pelo Sebrae em 2021 em 13 municípios sul-mato-grossenses traçaram o perfil dessas empreendedoras: 72,9% são donas de negócios tidos como novos, com no máximo cinco anos de atividade. O comércio absorve a maior parte das iniciativas, com 50,3%, enquanto a área de serviços abrange 39,7%. Três quartos (75%) das empreendedoras são mães, 74% tem entre 30 e 49 anos, e 65% possui Ensino Superior completo.