Bancários de Dourados e Campo Grande vão pedir 12% de reajuste em 2013

Em evento realizado no sábado 29/6, os bancários da base sindical de Dourados e Campo Grande discutiram os principais temas a ser reivindicado pela categoria em 2013.

A plenária final foi dividida em quatro eixos deliberativos, e as definições serão encaminhadas à Conferência Nacional dos Bancários que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de julho em São Paulo.

O primeiro tema foi “emprego”. Nesse tópico, a questão mais lembrada foi a necessidade de fortalecer a luta contra o PL 4330, que regulamenta as terceirizações. A plenária indicou a construção da mobilização estadual, e a importância de se somar aos atos nacionais.

No tema “reestruturação produtiva do sistema financeiro”, várias propostas foram apresentadas e uma delas é cobrar a definição de uma data para a realização da Conferencia Nacional do Sistema Financeiro e tentar barrar as Normas do Bacen que prejudicam os serviços bancários; outro ponto em questão foi o da implementação de tecnologia que permite efetivação de pagamentos via celular e o combate à MP 615; a questão dos correspondentes bancários; entre outros.

Em “remuneração”, a principal discussão foi sobre o índice a ser exigido na Campanha Salarial 2013. A proposta aprovada foi a de 12%.

Em “condições de trabalho”, discutiu-se a saúde do trabalhador, e a segurança bancária com propostas que visem coibir o aumento o número por licença-saúde.

Sobre estratégias para a campanha salarial, de forma unânime, os delegados e delegadas votaram que a negociação deve ser unificada, com mesas concomitantes.

A plenária ainda aprovou o nome dos delegados para participar na Conferência Nacional.