Baixinha ou alta demais? Aprenda a equilibrar a silhueta usando as roupas certas

 

 

 

Nem sempre as mulheres ficam contentes com a própria altura, e para quem é muito baixa ou alta a escolha das roupas ideais pode ser um verdadeiro desafio. Se você quer ganhar centímetros visualmente, ou até perder alguns, saiba que as peças certas podem ajudar muito.

PARA AS BAIXINHAS

ACERTE NA ESCALA

Para quem tem pouca estatura o melhor é evitar tudo que é muito largo ou volumoso, o que deixará a silhueta em desequilíbrio. “Quando você usa uma peça grande, seja porque o tamanho está errado ou porque ela é propositalmente volumosa, ACABA EXPANDINDO O CORPO PARA A LATERAL E ISSO FAZ COM QUE A ALTURA PAREÇA MENOR. O melhor é apostar em tecidos mais fluídos e leves, e que estejam bem ajustados”, explica a consultora de imagem e estilo ANA VAZ.

Peças mais curtas, cintura no lugar e roupas bem ajustadas ajudam a ganhar altura.

A escala dos detalhes também deve ser pensada cuidadosamente, já que eles interferem da mesma maneira no corpo: “Peças que tem detalhes muito grandes fazem com que você seja ‘engolida’ pela roupa. BOLSAS MUITO LONGAS OU GRANDES, SAPATOS PESADOS, COMO AS PLATAFORMAS RETAS, E ATÉ UMA GOLA INTENCIONALMENTE MAIOR DEVEM SER EVITADAS. É preciso alinhar as proporções, então prefira acessórios delicados. Se quiser usar uma estampa grande, a dica é fazer isso em uma modelagem sequinha”.

Se você quer parecer mais alta, procure blusas e partes de baixo mais curtas, que te ajudam a criar uma ilusão de tronco menor e pernas maiores. “TUDO QUE MOSTRA PERNA É SEMPRE UMA BOA IDEIA. Para as blusas, opte pelas que acabam no ossinho da bacia ou acima. Se forem longas, o melhor é usar por dentro da parte inferior, que deve ter a cintura no lugar para criar o efeito de alongamento”, aconselha.

ATENÇÃO PARA A CINTURA

É muito comum pensar em comprimentos midis como vilões, no entanto, o que realmente faz diferença é a colocação da cintura. “A CINTURA É O VERDADEIRO PROBLEMA, E NÃO A BARRA. Se ela é no lugar e usada com um salto isso vai te deixar muito proporcional, mesmo com uma saia midi ou uma calça cropped. As baixas acabam alongando demais o tronco, o que causa uma sensação de pernas curtíssimas”, aponta.

COMBINANDO AS CORES

Outro detalhe que pode fazer toda diferença é a escolha de cores, que enganam o olhar. “Tons próximos e os looks monocromáticos fazem o olho correr e ajudam bastante. NÃO FAÇA CONTRASTES MUITO EXAGERADOS ENTRE AS PEÇAS SE QUISER PARECER MAIS ALTA, especialmente se a cintura for baixa”, alerta.

PARA AS MAIS ALTAS

CRIE CONTRASTE

Se para as pequenas o conselho é evitar contraste, para quem não quer evidenciar a altura o recomendado é fazer exatamente o oposto: “TRAZER MAIS CONTRASTE ENTRE AS PARTES DE CIMA E DE BAIXO É MUITO POSITIVO, porque automaticamente divide a silhueta. Você pode ousar bem mais na combinação de cores”.

APOSTE NA SOBREPOSIÇÃO

Ainda não incluiu uma terceira peça nas suas produções? Acredite, esse é um ótimo recurso para deixar o visual interessante e ainda conseguir mais equilíbrio. “CRIAR CAMADAS AJUDA MUITO, ESPECIALMENTE COM COLETES E CASACOS ALÉM DA LINHA DO QUADRIL, ou até mesmo com os bem longos. Tudo que for muito curtinho te alonga muito mais, e se você não deseja isso pode ser negativo”, conta.

AJUSTANDO OS TAMANHOS

Tudo o que for muito pequeno ou curto vai te alongar ainda mais, então fique atenta ao escolher acessórios e outros itens para o guarda-roupa: “ESTAMPAS GRANDES E ESPAÇADAS FICAM MAIS INTERESSANTES, porque aumentam um pouco na largura e deixam as proporções ideais. As blusas também podem ser mais longas e dá para arriscar cinturas mais baixas. Se escolher uma calça ou saia de cintura alta, equilibre fazendo sobreposições com peças mais compridas ou com mais estampas e cores vivas”.

ENCONTRANDO CALÇAS

Só quem é alta sabe o quanto pode ser complicado encontrar calças com a barra no lugar, no entanto, a modelagem certa torna a compra mais fácil. “A FLARE GERALMENTE VEM CORTADA BEM MAIS LONGA QUE AS DEMAIS, então é uma boa opção e que favorecerá muito sua silhueta. As mais curtas não são um problema e caem bem, mas TOME O CUIDADO DE DEIXÁ-LAS QUATRO OU CINCO DEDOS ACIMA DA CANELA para que pareçam intencionalmente menores, e não que foram compradas errado”, ensina.

 

www.pontaporainforma.com.br