Azambuja garante não ter fechado acordo para PSD ocupar Senado

Willams Araújo

O pré-candidato do PSDB ao governo de Mato Grosso do Sul, deputado federal Reinaldo Azambuja, garantiu ontem em entrevista ao jornal O Progresso, não ter fechado acordo para o PSD ocupar a vaga do Senado em sua chapa majoritária.

O deputado deve enfrentar nas eleições de outubro como principais adversários o senador Delcídio do Amaral (PT) e o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB). 

Há dias, o presidente regional do PSD, Antonio João Hugo Rodrigues, divulgou em sua página no Facebook e também no jornal Correio do Estado, de sua propriedade, que o tucano havia assumido esse compromisso com seu partido.

“Não tem nada fechado, sei que ele já fez esse anúncio, mas ainda tem chão pela frente”, disse Reinaldo, referindo-se ao empresário de comunicação e ex-suplente de senador.

A declaração foi feita na manhã da última quarta-feira (28) em Dourados, onde o deputado foi homenageado pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteiras) com a medalha “Águia da Fronteira”. 

Na entrevista, concedida ao jornalista Flávio Verão, Azambuja reafirmou o compromisso de assegurar a vaga de vice para o DEM de Dourados.

“O Zé é um grande nome, mas a legenda também tem outros grandes nomes. Não devemos ficar na discussão de nomes e sim em boas ideias que possam contemplar o Estado”, disse o deputado.

Sobre a campanha deste ano, Reinaldo demonstrou que fará uma campanha para mostrar que Mato Grosso do Sul precisa de mudanças. Ele disse que o PMDB e o PT já fizeram sua parte e está na hora de mudar. 

“Eles [PMDB e PT] governam há 20 anos o Estado, fizeram a sua parte, mas distanciaram das pessoas. Está na hora de mudanças”, sugeriu o deputado tucano.

Ainda segundo a reportagem, o pré-candidato disparou contra os adversários, dizendo que o sistema político sul-mato-grossense deve mudar.

“A população na aceita mais a política antiga ditatorial, com imposição, as pessoas querem uma política mais próxima a elas, para resolver os problemas do dia a dia”.

Ao ser questionado sobre a aliança do PSDB na majoritária, Reinaldo  preferiu não falar em nomes, assegurando que os tucanos querem buscar apoio de partidos que somem aos eixos dos propósitos de campanha, sendo construídos através dos encontros regionais “Pensando Mato Grosso do Sul”, realizado em todo o Estado pelo PSDB.

Aécio

Dia 6 de junho, às 9h, na Câmara de Vereadores de Campo Grande, os tucanos vão apresentar o resultado das reuniões dos encontros regionais, onde até lá mais de 200 mil entrevistas serão coletadas, com pessoas de diferentes segmentos da sociedade. 

Na oportunidade, o pré-candidato a Presidência da República, Aécio Neves (PSDB/MS), estará na capital, para falar sobre o eixo de trabalho do PSDB e para lançar Reinaldo como pré-candidato ao governo do Estado.

Até lá, algumas definições deverão ser consolidadas, no entanto, Reinaldo acha cedo para formalizar as alianças. Como as convenções terão início a partir do dia 12, tudo só deverá estar concretizado no final de junho.

“Não queremos no momento fulanizar nomes em nosso projeto, sei que é importante, mas temos que discutir as prioridades para o nosso Estado”, assegurou o pré-candidato do PSDB. 

O PSDB, segundo ele, busca aliança com partidos que querem defender o eixo de trabalho dos tucanos, que já elencou algumas prioridades para o Estado, como transparência, saúde, educação, segurança e exoneração fiscal.