Autoridades murtinhenses participam das comemorações ao Dia das Mães no Paraguay

O país vizinho, a República do Paraguay comemora sua independência nos dias 14 e 15 de maio, nesses dois dias milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, Forças policiais e militares, autoridades civis e religiosas, diplomatas e representantes das Forças Armadas dos países vizinhos participam do desfile cívico em comemoração aos 202 anos de Independência do Paraguai, que ocorreu em 15 de maio de 1811, cujo herói é o Dr José Gaspar Garcia Rodrigues de Francia, que libertou o Paraguai do domínio espanhol.

Na quarta-feira, 15, o Paraguai comemora o Dia das Mães. O Paraguai é o único país do mundo que celebra o Dia das Mães em 15 de maio. A data foi escolhida porque está ligada à celebração da Independência da Pátria que é considerada a mãe de todos os paraguaios.

Autoridades da localidade de Isla Margarita, localizada em frente a cidade de Porto Murtinho-MS, convidou as autoridades brasileira a compartilhar o Dia das Mães com os irmãos paraguaios, nessa ocasião o prefeito municipal de Porto Murtinho, Heitor Miranda dos Santos (PT) enviou representante, a comitiva composta pelo secretário municipal de Governo André Luiz Matos, pelo chefe de gabinete Gilmar Pereira e pelo ex-vice prefeito e pecuarista binacional Flávio Queiróz, que assessora o atual prefeito nos assuntos internacionais.

Gilmar Pereira transmitiu às mães presentes naquele ato que o prefeito de Murtinho Heitor Miranda e a primeira dama do municipio Miryan Conceição Silvestres dos Santos estavam feliz por este dia que deseja muitas felicidades.

O ex-vice prefeito da gestão de Abel Proença (PT), hoje pecuarista binacional Flávio Queiróz (PT) disse que às mães paraguaias, que elas lutaram muito para concretizar o Paraguai, porque delas que nasceram as grandes lideranças que governaram o país, portanto elas são as heroinas sempre, “Desejo às mães neste dia muito especial muitas felicidades, O Brasil e o Paraguai para mim são duas pátrias que tenho, amo este país onde tenho investimentos e ajudo a gerar emprego e renda, me sinto feliz aqui vir e compartir com voces este dia, o Paraguai é tambem minha pátria e minha mâe”, disse emocionado o ex-vice prefeito.

A festa às mães foi organizado pelo ex-governador do Alto Paraguai e empresário do trade turístico Vidal Benites, estava presente ainda o prefeito de Carmelo Peralta Domingos Duarte. O ato foi no ginásio poliesportivo da Isla Margarita.