Autoridades de Bella Vista Norte Visita duas Escola Indigina

Autoridades da cidade de Bella Vista com o acompanhamento de um funcionário visitas de supervisão Indígenas Amambay  foram feitas para as escolas da comunidade indígena de Itajeguaka , Cerro po’i Ybyty Robi e Cerro Akangue Ka’a Arroyo .

Existem várias necessidades que todas as comunidades ,  descobrimos que o melhor organizado entre essas comunidades é Itajeguaka , tem duas escolas criadas pela Resolução Ministerial.

 O primeiro é o Escola  Itajeguaka Básica N ° 6508 : tem 140 alunos do jardim de infância ao terceiro ciclo , tem um painel solar que fornece -lhes energia , energia solar , graças às três salas de aula têm computador e internet.  Eles têm 60 cabeças de gado pertencentes a toda a comunidade, uma quantidade enorme de mandioca, feijão , abóbora , banana, batata-doce, etc .. entre os estudantes é uma garota que terminar a escola este ano yseguirá carreira médica .

 Itajeguaka  Esc são as Escolas Básicas Kuna Poty’i n º 7668 , conta com 43 alunos da pré- escola até o 5 . grau , para entrar nesta escola não há estrada para veículos, motos tiveram que entrar fornecidos pelos membros da comunidade.  

A Comunidade de Arroyo Ka’a tem as Escolas Básicas n º 7665 , com 64 alunos. A comunidade de Cerro indiano é muito bem organizado Akangue também tem as Escolas Básicas n º 6507 , com 54 alunos da pré-escola à 6 ª série. Através de fundos FONACIDE na próxima semana na cidade de Bella Vista, vai apresentar 40 cadeiras para escolas Itajeguaka e 20 cadeiras com mesas para Cerro Akangue , as Escolas Arroyo ka’a e recebeu 30 lugares. Ele também apresentou um projeto para a realização de sala de aula Itajeguaka o terceiro ciclo, porque eles não têm classe, como pode ser visto nas fotos dão aulas sob um telhado de palha , também presente para a construção de projetos artesianos para comunidades indígenas .

 

CIDADE DE BELLA VISTA , trabalhando para o progresso do distrito e seu povo.