Aumento na renda contribuiu para elevar consumo de cocaína no Brasil, afirmam especialistas

 

Consumo brasileiro é bem superior à média mundial, de 0,4% da população, de acordo com a ONUThinkStock

Em menos de dez anos, o consumo de cocaína mais que dobrou no Brasil e já é quatro vezes superior à média mundial. De acordo com dados divulgados nesta semana pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 2005, a entidade apontava que 0,7% da população entre 12 e 65 anos consumia a droga no País. Ao fim de 2011, a taxa chegou a 1,75%. O consumo brasileiro é bem superior à média mundial, de 0,4% da população.

De acordo com a psiquiatra e pesquisadora da Unifesp, Clarice Madruga, a melhora socioeconômica de um país está “sempre associada ao aumento de uso de psicotrópicos, como o álcool e drogas ilícitas”. Para ela, à proximidade geográfica também colabora no aumento do consumo, já que o Brasil está próximo a “grandes produtores”. 

— As Nações Unidas já havia mencionado em relatórios anteriores que os países emergentes da América Latina são os únicos onde o uso de cocaína e crack está aumentando, enquanto nos países de desenvolvidos o consumo destas drogas está baixando e elas estão sendo substituídas por novas drogas sintéticas. O Brasil tem a cocaína e crack mais barata do mundo.

Além do baixo custo, o especialista em dependência química e diretor terapêutico da clínica Grand House, Sergio Castillo, afirma que houve uma “banalização da droga” com falta de políticas públicas que freassem o consumo.

— Vários fatores contribuem para o crescimento vertiginoso. Hoje, há mais permissividade, especialmente em relação aos adolescentes. O estado e o município também muitas vezes têm pontos de vistas diferentes em relação à causa, não sabem como lidar com o assunto. A polícia também faz vistas grossas para quem consome. Não temos uma política de saúde que consiga suprir a nossa saúde básica, muito menos uma especificidade dessas.

Para a psiquiatra da Unesp, Florence Kerr-Corrêa, o aumento no consumo se explica por causa do início do refinamento da cocaína.

— Agora há produtos como crack que têm 40% de cocaína e outras substâncias tóxicas. A cocaína é usada basicamente nas Américas. Ela também é consumida na Europa, mas lá há muitos problemas com heroína. Além disso, ela é plantada nos países andinos e usada inclusive com liberdade. É o caso típico de uma substância que quando usada em graduação fraca não causa problema nenhum, como é usada pela população indígena, do Peru, Bolívia, em folhas.

fonte r7