Audiência pública discute Plano Plurianual do município para os próximos quatro anos

Bela Vista (MS) – A Prefeitura de Bela Vista em parceria com a Câmara Municipal realizou audiência pública nesta terça-feira (14), no Cine São José, onde foram discutido o Plano Plurianual (PPA) que norteará os próximos quatro anos.
O Plano Plurianual é o instrumento de planejamento governamental de médio prazo e estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos. O objetivo do Plano Plurianual é organizar, em programas, as ações e os projetos que resultem em bens e serviços para atender às demandas da sociedade

A reunião foi aberta com discurso do vereador Johnys Basso, secretario de finanças Ayres Cafure, prefeito Reinaldo Miranda Benites, Presidente da Câmara, Demecio Takeschi Higa e Fabrizia Tinoco.

Logo após a vereadora Fabrizia Tinoco conduziu a apresentação com exibição de vídeo, que explicou do que se trata o plano. Ela falou sobre o que é o PPA, destacando que as audiências são a oportunidade das pessoas darem suas sugestões para o que pode ser realizado no município, entre obras e serviços. “O PPA é o plano que traça como e onde os recursos públicos serão aplicados, ao longo de quatro anos”, explicou a secretária. O PPA indica o que será feito nos três últimos anos do mandato da atual administração e no primeiro ano de mandato da gestão subseqüente. O objetivo é garantir a continuidade dos programas, projetos e ações compatíveis com a vontade da população, mesmo no caso de troca de governo.

Edson, Hemerson Buiu, Mortandela, Romualdo e Marquinhos Lino. (Foto. Ademir Mendonça)

Também falando sobre a importância da participação da comunidade na elaboração do PPA, o prefeito Reinaldo Miranda Benites colocou que foi feito um convite para toda cidade participar da audiência, colocando que o momento certo de reivindicar é justamente na elaboração do Plano Plurianual. “O que entra no PPA não quer dizer que será feito, mas se não estiver no plano, não tem como fazer, se conseguirmos recursos”, destacou.

Segundo Johnys Basso, talvez fosse mais fácil fazer apenas uma audiência, juntar propostas e fechar o planejamento. “Mas não é assim que a gente trabalha, nós ouvimos as comunidades, para que entre no plano o que a população deseja”, disse.

O vereador, presidente da câmara Xitinho, destacou – Trabalho em conjunto, todos para que possamos fazer a diferença, técnicos, secretários, prefeito e vereadores, e no final a opinião pública e assim terminamos o projeto mais importante q irá nortear nossa cidade por quatro anos, e se Deus quiser, lá na frente, poderemos disser, “Eu fiz parte dessa mudança”, parabéns a todos.

Depois disso, foram ouvidas as sugestões das pessoas presentes. O cidadão ainda tem a opção de buscar o apoio dos vereadores, já que são eles os responsáveis por apreciar, discutir o projeto de Lei do PPA e aprová-lo.

Participaram do evento, além do Prefeito Municipal, Reinaldo Miranda Benites, vereador, Presidente da Câmara Xitinho, vereador Hemerson Buiu, Mortandela, Ico Battilani, Gutierres, Diogo Murano e Marquinhos Lino, e a vereadora que comandou a apresentação Fabrizia Tinoco, secretários e a comunidade.

Marly Pucheta, vereador Gutierres, secretario de esporte Euler, Ico Battilani e Moneiro. (Foto. Ademir Mendonça)

Ademir Mendonça – assessor de Imprensa