Audiência conclui traçado de ferrovia dia 8 em MS

Audiência Pública no próximo dia 8 na Capital vai definir o traçado da Ferrovia EF 267, braço da Norte Sul e que ligará Dourados a Estrela do Oeste (SP). É a última coleta de subsídios que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fará para a implantação da estrada de ferro em Mato Grosso do Sul.

 

O traçado cortará outros seis municípios de Mato Grosso do Sul. O estudo prevê um traçado de 659 quilômetros, atravessando 19 municípios, dos quais 12 no Estado de São Paulo e sete em Mato Grosso do Sul. Os trilhos saem de Estrela D’Oeste (SP) e Panorama (SP) chegando a Dourados. Para este traçado estão previstos um investimento de R$ 2.937.967.165,00 (dois bilhões, novecentos e trinta e sete milhões, novecentos e sessenta e sete mil e 165 reais).

 

Após esta audiência, a ANTT encerra a coleta de subsídios e avalia as sugestões apresentadas para eventual alteração no traçado. A ANTT já deu início ao processo de licitação para a contratação de alguns serviços técnicos. O resultado termina em setembro. O traçado da Ferrovia Norte Sul prevê passagem da ferrovia nas cidades sul-mato-grossenses de Dourados, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica e Deodápolis no percurso entre Estrela D’Oeste (SP) e Panorama (SP).

 

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Marisvaldo Zeuli, diz que a falta de logística é a principal dificuldade para o produtor que exporta. “Os custos são exorbitantes com o transporte rodoviário. Tanto os produtos que chegam quanto os que são exportados tem um custo muito alto. Para se ter uma idéia hoje o produtor precisa pagar o mínimo de 1 mil quilômetros até o Porto Paranaguá.

 

As Ferrovias Ferroeste e Norte Sul passando por Dourados vão impulsionar as exportações, diminuindo custos e aumentando a competitividade no mercado internacional. É mais desenvolvimento para o Estado”, diz.

 

Vice-presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias na Câmara Federal, o deputado federal Geraldo Resende diz que vem desde 2011 lutando para que MS contemplado com linhas férreas principalmente a região da Grande Dourados, responsável por 55% da produção de grãos do no Estado.

 

“Transportamos muito mal nossas riquezas. Hoje, parte do suor e do esforço do Brasil que dá certo, que produz da forma mais tecnológica, se perde ao longo de rodovias, na fila dos portos, no preço crescente do frete, na demora, no desperdício e na perda de mercados”.

 

O prefeito Murilo Zauith defende a implantação de ramais ferroviários em Dourados desde quando era deputado federal e depois como vice-governador. Durante sua carreira política, teve atuação firme e constante em favor desse grande projeto. Agora, como prefeito, participa ativamente das ações para garantir a ligação férrea do município.