Até domingo, “Fumacê” vai a várias regiões de Corumbá para combater proliferação do Aedes aegypti

Na bandeira vermelha, com alta incidência de casos de dengue neste segundo mês do ano, as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti não param em Corumbá. Começa nesta quarta-feira, 24, o cronograma do 4° ciclo de trabalho, com o carro “Fumacê”.

Conforme o cronograma, da Secretaria Municipal de Saúde, o Jardim dos Estados, na parte alta da cidade, recebe o fumacê no período da tarde. O trajeto começa na rua Piauí esquina com a rua Amazonas e término na rua Paraná com Vinte e Um de Setembro.

Na quinta-feira (25), pela manhã, os trabalhos seguem na região central começando pela rua Joaquim Wenceslau com Edu Rocha e terminando na rua Antônio Maria com Avenida General Rondon. Na parte da tarde, a ação vai ao bairro Popular Nova, nas imediações da rua Paraná, com Amazonas e terminando na rua Firmo de Matos com a Dom Pedro II.

No dia seguinte, sexta-feira (27) pela manhã, o carro do fumacê passará pela rua General Dutra com Antônio Maria, terminando na rua Albuquerque com a Delamare. À tarde, será a vez do bairro Popular Velha, com início na rua Gonçalves Dias com Major Gama e término na rua Oriental com Pedro de Medeiros.

Já no final de semana, os trabalhos serão intensificados no bairro Guatós, no sábado (28), pela manhã, passando pela rua Vinte e Um de Setembro, com a rua Cerá, terminando na rua Tenente Mendes com anel viário. No período vespertino será a vez do bairro Universitário, iniciando pela rua Albuquerque com General Dutra e término na Avenida Nossa Senhora da Candelária com Avenida Rio Branco.

Encerrando, no domingo, 28 de fevereiro, último dia do mês, o bairro atendido será o Maria Leite, iniciando pela rua General Dutra com Barão de Melgaço e terminando na Avenida Nossa Senhora da Candelária.

Bairros com maior incidência

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, os bairros com maior incidência da dengue, doença que pode levar a morte, são a região do Centro, com 148 notificações e o bairro Cristo Redentor, com 134. Depois vem Popular Nova, com 104 casos notificados.

Até o dia 13 de fevereiro, na semana de nº 6, foram 709 casos suspeitos, 56 deles confirmados por exame laboratorial.

Sintomas e tratamento

Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C); forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações; náuseas e vômitos.

O Ministério da Saúde apenas recomenda o uso de paracetamol para o controle da febre e da dor na suspeita de dengue, nunca ultrapassando o limite de 3 gramas por dia. No entanto, o uso de qualquer medicamento só deve ser feito após indicação de um médico.

É importante manter-se hidratado e ficar em repouso para facilitar o combate ao vírus pelo organismo.

Por – diarionline