Ataques a bomba no Iraque matam 49 pessoas

Dez carros cheios de explosivos explodiram em áreas predominantemente xiitas muçulmanos em Bagdá e em seu entorno neste domingo e um homem-bomba atacou soldados que estavam em fila para receber seus salários no norte do Iraque, matando 49 pessoas no total, segundo informou a polícia.

Não houve reivindicação imediata de responsabilidade por qualquer das explosões, mas os xiitas são vistos como apóstatas por islamitas sunitas radicais ligados à Al Qaeda, que têm ganhado espaço este ano.

Soldados e pessoal de segurança também são alvos de militantes sunitas que procuram desestabilizar o governo xiita do Iraque.

O ataque deste domingo ocorreu no norte da cidade de Mosul, quando um homem dirigindo um carro explodiu do lado de fora de um banco do governo, onde os soldados estavam esperando para recolher seus salários, segundo a polícia. Doze pessoas foram mortas.

Outras 37 pessoas morreram em explosões aparentemente coordenadas em torno de Bagdá. No pior deles, dois carros-bomba explodiram momentos separados perto de um movimentado mercado na cidade de Nahrawan, ao sul da capital, matando sete pessoas.