Artilharia com sotaque: decisivos, gringos marcam metade dos gols do Inter em 2019

Por Eduardo Deconto — Porto Alegre

sotaque carregado do espanhol ecoou com força no Beira-Rio nesta quarta-feira, mesmo com as arquibancadas tomadas por 40 mil, em sua maioria, brasileiros. Explica-se: o Inter venceu o Flamengo por 2 a 1 com gols de Paolo Guerrero e Martín Sarrafiore, além de uma assistência de D’Alessandro, pela 2ª rodada do Brasileirão.

Mas o protagonismo dos gringos não é exclusividade do triunfo sobre o Rubro Negro, o primeiro no Nacional. O trio Nico López, Guerrero e Sarrafiore já marcou 14 gols em 2019. Além deles, Jonatan Alvez balançou as redes uma vez. Ao todo, os estrangeiros marcaram 15 dos 30 gols do Inter na temporada – ou seja: metade deles.

Nico puxa a fila como atleta mais decisivo não só entre os gringos, mas em todo o elenco: é o artilheiro da equipe, com seis gols. Após marcar nesta quarta-feira, Guerrero e Sarrafiore dividem a vice-artilharia com quatro gols cada.

Estrangeiros comandam Inter em 2019 — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação InterEstrangeiros comandam Inter em 2019 — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Estrangeiros comandam Inter em 2019 — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Todo esse retrospecto arranca risadas do meia argentino. Ao passar pela zona mista depois da vitória sobre o Flamengo, Sarrafiore se divertiu com o poderio ofensivo e disse que os estrangeiros estão “copando” o elenco do Inter.

– Estamos copando o Inter. Tem a língua espanhola. Mas com os brasileiros também nos entrosamos muito bem – brincou o jovem de 21 anos.

Além dos artilheiros, D’Alessandro brilhou na vitória sobre o Flamengo. Novidade de Odair Hellmann na escalação, o argentino deu a assistência para Guerrero subir livre de cabeça e anotar seu quarto gol em seis jogos pelo Inter logo nos primeiros minutos de jogo.

Os gols dos gringos do Inter

  • Nico López – 6 gols
  • Paolo Guerrero – 4 gols
  • Sarrafiore – 1 gol
  • Jonatan Alvez – 1 gol

Depois, D’Ale deu lugar a Sarrafiore. O jovem começou “devagar”, com erros ao tentar finalizar as jogadas. Mas buscou a “revanche” e brilhou com um chutaço de fora da área para dar a vitória ao Inter. O protagonismo recente e não apenas contra o Flamengo o credencia de vez à vaga no time titular de Odair.

– Utilizo (Sarrafiore) em duas funções diferentes. Mas temos D’Alessandro, Nico, Sobis. O Sarrafiore agrega. Em determinado momento, começará. Em outro, não. Tudo há observação, sequência. Até para mudar a forma de atuar. Ele tem evoluído, recebido oportunidades. Desenvolveu muito. Que bom. É um jogador que nos ajuda – diz o técnico Odair Hellmann.

Sarrafiore marcou o gol da vitória do Inter sobre o Flamengo — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação InterSarrafiore marcou o gol da vitória do Inter sobre o Flamengo — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Sarrafiore marcou o gol da vitória do Inter sobre o Flamengo — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação Inter

Ao todo, o grupo do Inter tem sete estrangeiros, com quatro nacionalidades: os argentinos D’Alessandro, Sarrafiore e Víctor Cuesta, os uruguaios Nico López e Jonatan Alvez, o peruano Paolo Guerrero e o colombiano Santiago Tréllez. Destes, Alvez e Trélllez estão em vias de deixar o clube.

Com os gringos em alta, o elenco colorado se reapresenta para trabalhos na tarde desta quinta-feira. O Inter volta a campo no próximo sábado, às 19h, quando enfrenta o Palmeiras em São Paulo, pela 3ª rodada do Brasileirão.