Artesãos jardinenses recebem carteiras nacionais de identificação

Na manhã terça-feira (17/6) estiveram reunidos no CAT – Centro de Atendimento ao Turista em Jardim (MS), 37 artesãos que receberam suas carteiras de identificação estando aptos para o exercício da profissão em todo Brasil.

No encontro foi realizada a entrega das carteiras nacionais de identificação com o lançamento do Projeto Espaço Belas Artes. Na oportunidade foi criada a Associação de Artistas Plásticos com objetivo de completar a atividade artística e fortalecer a categoria.

De acordo com o Diretor de Turismo e Cultura de Jardim, Osmar Oliveira Ferreira (Osmar da Gaita) “a administração municipal através do trabalho do prefeito Erney e sua equipe, esta empenhada na organização do setor para buscar recursos para investimentos que vão valorizar a classe dos artesãos”.

Para o prefeito de Jardim, Erney Cunha Bazzano Barbosa “estamos construindo o futuro de Jardim com a participação de toda sociedade, é fundamental a participação dos artesãos, vamos fazer tudo que for possível para que a classe possa gerar emprego e renda com a venda das suas obras”.

A presidente da Associação de Artesãos “Jardim das Artes”, Leda Almeida Fernandes mencionou “precisamos promover a união dos artesãos e contamos com o apoio da prefeitura, solicitamos um espaço na área central para venda dos trabalhos o que vai facilitar aos turistas terem acesso as obras dos artesãos jardinenses”.

Prestigiaram o encontro o vice-prefeito de Jardim, Renato Miranda, primeira dama Coordenadora de Politicas Públicas da Assistência Social, Jakeline Ayala, vereadores: Deco Cristaldo, Professor Serginho, secretários municipais Wilson Molina de Brito, Tadeu Ruiz, Sergio Rosa, Professor Neno, Alvaro Ribeiro Fernandes (Vavo), turismóloga Cristina Figueroa, entre outros.

Você sabia?

Artesão é um profissional que fabrica produtos através de um processo manual ou com auxílio de ferramentas. Sua profissão usualmente requer algum tipo de habilidade ou conhecimento especializado na sua prática

Artesão-artista: é aquele que por sua criatividade, originalidade, graciosidade e perícia produz peças que provocam profundo sentimento de admiração naqueles que as observam. Exemplos: talhadores, gravadores, escultores, pintor ingênuo.

Artesão-artesão: é aquele que trabalha em série, muitas vezes com ajuda de ferramentas e mecanismos rudimentares, produzindo dezenas de peças, centrado mais no aspecto utilitário das peças que produz que em despertar no observador o sentimento de beleza. Cerâmica ornamentada produzida manualmente com ou sem torno de pé.

Artesão semi-industrial: é aquele que trabalhando a partir de moldes ou e de outros processos semi-industriais reproduz dezenas de peças iguais. Exemplo: peças utilitárias de cerâmica produzidas de forma semi-industrial (tigelas, jarros, jóias, potes).

 
 
 
Fonte: Lile Correa