Arbitragens polêmicas marcam dois primeiros dias da Copa

Neymar, Van Persie e Robben foram só alguns dos craques que chamaram atenção nos dois primeiros dias de Copa do Mundo. Mas os holofotes não foram voltados apenas para os jogadores. Árbitros tiveram lá seus deslizes em metade dos jogos disputados até aqui.

A reclamação começou ainda na partida de abertura, na quinta-feira (12). Fred sofreu um penâlti polêmico, que deu início à virada do Brasil sobre a Croácia, no Itaquerão. Jornais argentinos e ingleses iniciaram uma verdadeira campanha contra a seleção verde-amarela. Eles acreditam que o Brasil será inúmeras vezes favorecido pela arbitragem.

A reação de algumas das principais concorrentes gerou uma resposta de Fred. Preocupada com a repercussão, a CBF escalou o atacante para gravar um vídeo no qual o atacante explica como foi o lance e porque foi marcada a falta pelo árbitro japonês Yuichi Nishimura.

Já no primeiro jogo do segundo dia, o México teve dois gols do astro Giovani dos Santos estranhamente anulados pela arbitragem do colombiano Wilmar Roldan. Camarões também estufou as redes, mas o árbitro não validou o gol. Os holandeses bem que poderiam contestar a marcação de pênalti em Diego Costa, mas os cinco gols marcados na sequência apagaram qualquer possível erro de arbitragem.

Por outro lado, a tecnologia se mostrou cada vez mais útil no futebol. A arbitragem foi salva na última partida do dia. O chileno Vargas invadiu a área, tocou fraco para o gol e o australiano Wilkinson tirou a bola em cima da linha. Se a bola tivesse realente cruzado a linha de gol, o relógio do árbitro marfinense Noumandiez Doué apitaria em menos de um segundo.