Aprenda a fazer filé com mostarda, mel e batatas francesas

O blog ‘MyKind Of Town SP’, da publicitária Isa Maiolino, ensinaa preparar um delicioso filé com mostarda e mel e batatas francesas, especialidade de Marcos Zaccarelli, dono do Teta Jazz Bar. O restaurante fica em Pinheiros, São Paulo e tem show ao vivo de jazz de terça a sabado.

 

 

 

Ingredientes da batata francesa

4 batatas cortadas fininhas

3 cebolas cortadas fininhas

250 ml de creme de leite fresco

250 ml de leite

Parmesão ralado

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

Noz-moscada a gosto

Ingredientes do filé com mostarda e mel

2 medalhões de filé

1 colher de sopa de manteiga

1/2 cebola picada

1 taça de conhaque

200 ml de creme de leite fresco

1 colher de sopa de mostarda em grãos

3 colheres de chá de mel

Sal a gosto

 

Modo de fazer

Comece pela batata gratinada de forno. Disponha uma camada de batatas e tempere com sal, pimenta do reino moída e noz-moscada a gosto. Cubra com uma camada de cebolas e mais uma de batatas, temperando a nova camada de batatas como a primeira. Cubra tudo com uma mistura de creme de leite fresco e leite, na proporção 1/1, até a batata quase flutuar, não muito. Pode ajudar a encharcar as batatas apetando com uma escumadeira. Forno por duas horas, mais ou menos dependendo da potência dele, coloque no mais quente que tiver. Quando o líquido começar e se transformar num creme e já começar a dourar( depois de 1h 30), coloque o parmesão ralado na hora por cima para gratinar. Quando ele estiver douradinho e a batata não estivar mais nadando no creme, está pronto. Deixe descansar meia hora antes de servir.

 

Filés cortados em medalhões de dois a três dedos de espessura, feitos na manteiga BEM quente até um pouco antes do ponto desejado pois ele ainda vai ao forno esperar pelo molho. Temperados apenas com sal e pimenta do reino a gosto. Assim que estiverem prontos, coloque no forno baixo para manter o calor enquanto você faz o molho. Na frigideira coloque um pouquinho mais de manteiga e meia cebola cortada bem pequenininha, doure um pouco a cebola e coloque uma taça de conhaque, com muito cuidado, ele vai pegar fogo. Deixe flambar um pouco,”limpe” a frigideira com o conhaque utilizando uma espátula por exemplo, abaixe o fogo e coloque 200ml de creme de leite, uma colher de sopa cheia de mostarda em grãos (à antiga), três colheres de mel e uma pitada de sal a gosto. Misture bem e cozinhe até o ponto de cremosidade que você preferir. Experimente sempre pois esse molho pode sempre ser corrigido com mais um pouco de qualquer dos ingredientes. Quando achar o paladar que mais lhe agrada, está pronto! Servir com as batatas e arroz de sua preferência.