Aprenda a fazer a sopa de cebola do CEAGESP

uando falamos no festival de sopas do Ceagesp, impossível não pensar na famosa sopa de cebola. Tão querida pelos paulistanos, o festival chega a ter fila de horas só por causa dela.

Ícone da Ceagesp, a sopa de cebola fez muito sucesso no final da década de 1960 e começo de 1970, no período da construção do ETSP, na Vila Leopoldina. Naquela época, o prato era servido para os comerciantes atacadistas no antigo restaurante Ceasa. A iguaria repercutiu tanto entre os comerciantes, e depois entre os compradores que madrugavam no antigo entreposto, que acabou fazendo fama na cidade, muito carente, à época, de locais que servissem comida na madrugada.  

ceagesp-sopa.jpeg© Fornecido por Guia da Semana ceagesp-sopa.jpeg

Desde o fechamento do antigo restaurante, em meados da década de 1980, o sabor daquele prato que aquecia as madrugadas frias da então “terra da garoa”, como São Paulo era conhecida, permanece até hoje na memória dos paulistanos. Quando foi realizada a primeira edição do Festival de Sopas, na programação dos 40 anos da Ceagesp, o sucesso e a aprovação foram tão grandes que o evento passou a ser anual. Por isso, durante o período de inverno, a Ceagesp prestigia todos os amantes da sopa, e até quem ainda não conhece, mas ouve falar muito do prato, com a realização do Festival, que chega neste ano à sua sétima edição. 

Festival de Sopas

A edição 2015 do Festival de Sopas CEAGESP começa no dia 6 de maio, quarta-feira, no Entreposto Terminal São Paulo (ETSP), na Vila Leopoldina, zona oeste da capital, e vai até 30 de agosto. Por um preço fixo de R$ 32,90, cada pessoa poderá servir-se à vontade de cinco opções de caldos, que incluem as tradicionais sopas de cebola, gratinada e sem gratinar.Saiba aqui tudo sobre o festival.

Que tal então preparar essa delícia em casa para se esquentar nos dias frios? Conseguimos a receita secreta da tão falada sopa, confira:

Sopa de Cebola Gratinada – Por Ivar Felix

sopaceagesp.jpg© Fornecido por Guia da Semana sopaceagesp.jpgIngredientes (para 10 porções)

1 kg de cebola

1/2 kg de músculo ou carne magra

300 g de tomate

200 g de cenoura

250 g de farinha de trigo

150 g de queijo parmesão ralado

100 g de manteiga ou margarina

4 litros de água

300 ml de vinho branco

2 talos de salsão

1 alho-poró inteiro, com folhas

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 pão francês

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande (capacidade para seis litros), refogue, na manteiga, o alho, as 2 cebolas (cordadas em 4 pedaços), a cenoura, o alho-poró, o músculo, tudo previamente picado, com a folha de louro, sal e pimenta do reino. Acrescente a água e cozinhe em fogo baixo por dez horas ou em panela de pressão por uma hora. Em outra panela, adicione a manteiga, a farinha e a cebola (cortada em tiras finas), e mexa até que fique tudo bem misturado. Adicione o caldo e refogue por 20 minutos. Transfira para uma sopeira, corte fatias grossas de pão francês e mergulhe na sopa. Acrescente o queijo parmesão ralado. Leve ao forno entre 180ºC e 200 ºC, por dez minutos para gratinar. Sirva bem quentinha.