Após susto, médico diz que atacante Biro Biro está “muito bem”

O atacante Biro Biro, do Botafogo, evoluiu em seu quadro clínico na noite desta terça-feira. No treino da tarde, no Estádio Nilton Santos, o jogador sofreu um mal-estar, caiu desacordado no gramado e foi levado de ambulância para a Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Presente no local, o médico Eduardo Saad deu um parecer sobre o quadro clínico do atleta. Foi o cardiologista quem realizou uma ablação em Biro Biro enquanto o jogador atuava no Shanghai Shenxin, da China, no ano passado.

“Ele está muito bem, acordado, estável, conversando, com a pressão boa, absolutamente normal”, disse Saad, em entrevista coletiva na clínica.“Não temos certeza ainda do que ocorreu. Ele tem um histórico de ter feito no ano passado tratamento de uma arritmia benigna, nenhuma arritmia que pudesse causar morte súbita para ele ou algo que se aproximasse disso. Foi liberado para jogar, tinha exames periódicos em vários clubes diferentes, na China e no Brasil”, explicou.

Saad disse não saber explicar como ocorreu esse mal-estar em Biro Biro durante o treinamento desta tarde. Também afirmou que não se pode afirmar que o atacante tenha sofrido uma parada cardíaca após cair desacordado.

“Ele teve um mal-estar durante o treino, foi retirado do campo e depois, já deitado e em observação, o mal-estar aumentou, e ele teve a perda transitória da consciência, que a gente chama de síncope. Ele não estava em ambiente hospitalar, então a gente não sabe o que causou essa síncope. Claro que a primeira coisa que vem à cabeça que a gente precisa descartar é uma arritmia. Ele precisa passar por série de exames para definir isso”, declarou.

“No momento em que a pessoa perde a consciência e não se detecta uma boa circulação, ele foi muito brevemente massageado, mas isso não implica que ele teve uma parada cardíaca por alguma arritmia maligna ou alguma coisa desse gênero”, concluiu.

Mais cedo, em sua conta no Twitter, o Botafogo informou que Biro Biro estava “sendo acompanhado pelo Doutor Ricardo Bastos, médico do clube que realizou o atendimento ainda no Estádio Nilton Santos. O quatro do atleta é estável e o mesmo passará por exames”.

gazetaesportiva