Após ocupação, bandeira é hasteada no alto da favela Cerro-Corá, no Rio

As bandeiras do Brasil e do estado do Rio de Janeiro foram hasteadas, por volta das 10h30, no alto da favela Cerro-Corá, no Cosme Velho, na Zona Sul do Rio. A comunidade foi ocupada às 5h30 desta segunda-feira (29) por cerca de 400 homens da Polícia Militar. A PM entrou na comunidade às 5h e, depois de meia hora, sem disparar nenhum tiro, realizava varredura e revistava a população.

Segundo a polícia, em um mês deve acontecer a implantação da UPP na comunidade, que vai contar com a atuação de 190 policiais.

A moradora Ana Lúcia Nunes, que vive na comunidade há 40 anos e teve a bandeira hasteada em sua casa, comemorou. “É importante, fiquei orgulhosa de ter a bandeira na minha casa. Eu não esperava. Vai ser bom ter a UPP aqui também”, afirmou Ana.

Homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ação com Cães permanecem na comunidade.

Segundo o coronel Frederico Caldas, relações públicas da PM, a ação representa o fechamento do cerco na Zona Sul da cidade, que é um importante ponto turístico do Rio.

“A vinda do papa e o aumento o fluxo turístico explica a nossa entrada. O que acabou contribuindo para a ocupação foram os delitos ainda que estavam ocorrendo na região. O serviço de inteligência mostrava que os marginais estavam se refugiando aqui. Agora, eles perderam do território”, afirmou o coronel Frederico Caldas, destacando que trinta minutos foram suficientes para fazer a ocupação.


Segundo o major Busnello, do Bope, que comandou a ocupação nas comunidades, o terreno está completamente dominado. “A comunidade agora passa para a segunda fase, que é a instalação da nossa base”, afirmou o major, ressaltando que é fundamental que a população colabore e envie informações para o disque-denúncia ou para as redes sociais do Bope (twitter e facebook).
Até as 9h30, o Bope havia apreendido 3 kg de maconha,100 balas de fuzil, rádios transmissores e carregadores. O material foi encontrado por homens do Bope dentro de uma mochila em um terreno baldio. Por volta do mesmo horário, ninguém havia sido preso.

Duas comunidades vizinhas, Guararapes e Vila Cândida, também foram ocupadas. As três favelas ficam no morro entre as duas galerias do Túnel Rebouças.

A ação é uma mudança nos planos da Secretaria de Segurança Pública, que após a ocupação da Barreira do Vasco e do Caju, em março, anunciou que o Conjunto de Favelas da Maré seria o próximo local a receber uma unidade pacificadora. O Bope permanecerá na comunidade até a instalação da UPP.